07 de outubro: um dia positivo

14 votos

Hoje, sete de outubro, como sempre, cheguei à unidade de saúde com a expectativa de mais um encontro com os usuários. Logo estaria junto com eles falando em defesa do nosso sistema público de saúde: cinco minutos pelo SUS!

Sala de espera lotada, comecei falando sobre a importância da participação popular. O tema foi se estendendo de modo que muitos usuários se sentiram à vontade para participar. Em dado momento, chegamos ao inevitável: a constatação de que tudo o que discutimos relaciona-se com a política, ou seja, as decisões políticas são fundamentais. Um usuário instigou a discussão com a seguinte questão: como escolher um representante que atenda aos anseios se todos se propõem a isso nas campanhas? Outros entraram no debate enfatizando a importância da educação política. Continuamos a conversa que foi ficando mais interessante quando foi indagado se aquela prática que estávamos fazendo naquele momento estava acontecendo em outros lugares porque achavam que deveria assim ser. Em seguida, espontaneamente, se propuseram a participar dos cinco minutos pelo SUS nos dias seguintes. Uma agente de saúde sugeriu que fizéssemos os cinco minutos pelo SUS nas escolas e espaços coletivos da comunidade.

É preciso plantar, acreditar, cuidar e preservar; os frutos surgirão revigorando nossas esperanças de que de uma simples semente, sonhemos com uma floresta!
Como é bom ouvir novas vozes, principalmente quando são autênticas e sinceras, quando pontualmente dizem o que sentem, quando reivindicam sem floreios, mas com flores, o "como deve ser". Portanto, quando imaginamos de uma forma "macro" o que queremos, desçamos do nosso pedestal e por alguns instantes nos tornemos usuários do sistema que defendemos. Quanto mais assim procedermos mais embasaremos nossos argumentos.
Valeu a pena! Vale pelo que aprendemos!!…É preciso acreditar!