1º ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA FRONTEIRA OESTE DO RS: INTEGRANDO AS POLÍTICAS DE SAÚDE

16 votos

Na última quarta-feira, dia 05/10 a comissão integradora de ensino-serviço/SIES da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde/ 10ª CRS-SES-RS, realizou no município de Santana do Livramento o 1º Encontro Regional de Educação Permanente em saúde, com o tema: Integrando Políticas Públicas de Saúde, reunindo trabalhadores, gestores municipais e regionais que trabalham cotidianamente com a saúde coletiva através dos núcleos municipais em saúde coletiva/NUMESC.
O encontro reuniu representantes da grande maioria dos municípios da fronteira oeste, trabalhadores e operadores do SUS que têm contagiado as políticas de saúde para a mudança das práticas de saúde onde os sujeitos e os coletivos sejam centrais no planejamento, gestão e atenção do cuidado diz a coordenadora do encontro, psicóloga Maria Isabel Pradel.
A vigilância em saúde também foi abordada pelos participantes como política que é fundamental na organização das ações em saúde. “A linha de cuidado tem que levar em conta o processo de vigilância. Todos são responsáveis pelo controle de novas doenças, bem como a promoção de saúde – prevenção de novos agravos e doenças”, diz Sirlei Famer, representante da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Estado.
No encontro foram apresentadas as iniciativas em educação permanente em saúde de vários municípios da Fronteira-Oeste, como a construção do NUMESC/Uruguaiana; o 6º Intercâmbio em Saúde Mental Coletiva/ Alegrete; o Programa de Atenção Integral à saúde da Mulher/Livramento; a saúde no meio rural/Itaqui e a qualificação em saúde do Idoso/São Gabriel.
Para a Psicóloga e apoiadora da PNH na região, Judete Ferrari, a região da fronteira tem revelado ações muito potentes para aumentar o acesso às políticas públicas de saúde. A saúde Mental Coletiva é um exemplo desta potência. A Parada Gaúcha do Orgulho Louco e os intercâmbios colocam a comunidade de Alegrete no protagonismo deste processo de educação permanente e humanização da atenção e gestão do SUS, conclui.