ENVELHECER COM SAÚDE, COM MÚSICA, PAETÊS, HISTÓRIAS, DANÇAS…

12 votos

Enfim, uma manhã feliz, daquelas que há muito não acontecia na nossa Unidade. Um manhã dedicada ao envelhecimento. Uma manhã pensada e trabalhada coletivamente, com cada um tendo sua importância, e que importância! Foram muitas mãos unidas que fizeram de todas as salas um espaço único.

O corredor foi invadido pelas notas musicais das flautas dos meninos e meninas do NAM (Núcleo de Amparo ao Menor), saudando os idosos com lindas melodias. A sala do Bem-viver fez de cada idoso uma criança a brincar, remexer, dançar. A sala Rosa, para não esquecer o Outubro Rosa, estava bela, enfeitada com paetês da mesma cor. Mulheres que nunca se tocaram, que nunca realizaram o Papanicolau, contavam suas histórias e revelava segredos antes jamais ditos. Uma linda sensação do estar promovendo saúde no PSF.

 

Este é o caminho. Na sala vizinha, encontramos “Pegadas do Envelhecer”, as residentes de Pediatria, conversando sobre o pé diabético, como se prevenir, oferecendo o conhecimento a cada idoso, para ter uma melhor qualidade de vida. Todos queriam aprender. Um pouco a frente na sala “Envelhecer é Movimento”, alunos da UNP, junto aos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), fazia avaliação do IMC de cada um, oferecendo alternativas de procurar realizar exercícios que possam ajudá-los num corpo saudável, afinal, o envelhecer precisa de movimento. Enquanto as salas estavam repletas de idosos, havia aqueles que estavam acolhendo, referenciando e direcionando a cada sala, e, ainda, aqueles que estavam por trás dos bastidores, fazendo café, chá, suco, servindo a todos que achegavam a Unidade. Havia ainda mais três salas, a primeira denominada “Lembranças do Coração”, coordenado pelo grupo “Cuidando de Quem Cuida” da Unidade de Saúde de Candelária, falando sobre as principais demências e das experiências como cuidadores de portadores de Alzheimer.

 

 

Na sala ao lado, o artesanato do “Grupo Terapia e Arte” dividiu sua arte com os idosos, e expuseram produtos realizados com suas próprias mãos. “Sorrindo Para a Vida”, é um espaço de conhecer como cuidar da saúde bucal, de saber que é preciso cuidar do corpo integralmente, o ser humano uno. E, para finalizar essa bela manhã, contamos com as histórias e lembranças que compõe a “Tenda do Conto”, local de identidade dos velhos, onde as palavras soam fluentemente ao relembrar o passado, os momentos vivenciados, algumas vezes de sofrimento, outras de alegrias, brincadeiras de infância, o primeiro amor, a vinda do interior, são tantas as lembranças… e com isso se faz a vida.

 


Descrever essa manhã foi algo prazeroso, espero que tenha repassado um pouco do que considero um recomeço, um ressurgir da USF Felipe Camarão II.
Natal, 14 de outubro de 2011.
Meine Siomara Alcântara.
Enfermeira – PSF Felipe Camarão – Natal/RN