Trabalho de Itapema é premiado em Encontro da Estratégia da Saúde da Família

15 votos

O Grupo Terapêutico com Usuários Portadores de Transtornos Psicológicos de Itapema, trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Sertãozinho, foi premiado no Encontro Macrorregional da Estratégia da Saúde da Família da Foz do Rio Itajaí. O evento, realizado na terça-feira (11) no hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, reuniu onze equipes de cidades da região, que apresentaram experiências relacionadas à atenção básica em saúde. Além da Unidade Básica do Sertãozinho, as equipes de mais três unidades – Jardim Praiamar, Morretes e Centro – apresentaram seus trabalhos.

O estudo apresentado pela equipe tem o objetivo de conhecer as contribuições que o Grupo Terapêutico oferece aos pacientes com transtornos psicológicos em uma equipe de Saúde da Família, a partir de um relato de experiência. Segundo a enfermeira Elayne Schuch, o resultado do trabalho, na prática, foi satisfatório. “O Grupo Terapêutico representou um espaço coletivo de troca e facilitou o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos e a melhoria das condições de vida. As relações se construíram baseadas no diálogo e no respeito às singularidades individuais”, explica.

A equipe autora do trabalho irá receber como prêmio o valor de R$ 7 mil, depositado no fundo municipal de saúde do município, que será usado para dar continuidade e aperfeiçoamento ao projeto. Além da quantia em dinheiro, a equipe terá a oportunidade de apresentar o trabalho no V Encontro Estadual de Saúde da Família, em Florianópolis, no início de novembro.