Parto e a formação dos estudantes de Medicina

19 votos

reflexoesdointernato.wordpress.com/

As vezes olhamos para os serviços de saúde e as dificuldades dos profissionais com a humanização, e não entendemos como podem se sustentar desta forma e o que produziu aquele modo de existir. Recentememte aqui na Unicamp os alunos abriram uma corajosa frente de discussão sobre o hospital da mulher (CAISM), onde há décadas existem queixas quanto a modelo de atenção e de gestão.

 

Os alunos fizeram um blog (reflexoesdointernato.wordpress.com/) com textos (inclusive tem um link para o filme do Sofia Feldman) e comentários. O debate (clic nas listas de comentários) ilustra a situação (tipo matar ou morrer) que (de) forma a relação dos alunos com o nascimento (obstetrícia) e a morte (oncologia). Destaco um texto de 1987 feito por um aluno de então para o jornal dos estudantes, que descreve o CAISM de ontem, de hoje e, involuntariamente e infelizmente ainda, a maior parte das maternidades e centro oncológicos do do Brasil (i.imgur.com/zp66Q.jpg).

Enfim o blog como um todo é extretamente ilustrativo dos desafios da humanização do parto no BRASIL. Merece todo o apoio a corajosa iniciativa dos alunos, e também o CAISM, que aceitou fazer um debate franco e aberto sobre as críticas (vai ser na quinta feira dia 26, pela manhã) .