CURSO DE APOIO AO ACOLHIMENTO E FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE EM MATO GROSSO DO SUL

14 votos

O curso surge da confluência do Curso de Aperfeiçoamento de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS e vários movimentos da Politica Nacional, Estadual e Municipial de Saúde de Mato Grosso do Sul.

O Acolhimento é princípio e uma diretriz de todas as políticas de saúde; é citado em todos os protocolos e manuais do Ministério da Saúde; reafirmada pela PNH e nas portarias ministeriais; é uma prática já realizada pelos serviços de saúde que precisa ser revista e atualizada, no qual precisa de apoio constante para manter a qualidade do atendimento pela equipe de saúde.

Este curso se insere na perspectiva de qualificar e potencializar ações e estratégias da Política Nacional de Humanização (PNH), cujos objetivos, entre outros, são ampliar e qualificar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados no SUS. Prover ações e serviços de saúde com garantia de acesso equânime a uma atenção integral, resolutiva de qualidade, humanizada e em tempo adequado é um desafio a ser organizado e desenvolvido nas redes de atenção a saúde e de ações compartilhadas e enfrentadas pelos gestores, trabalhadores e usuários.
A reformulação do Curso de Acolhimento no Mato Grosso do Sul tem como diretrizes: 1.Apoiar os Municípios para o fortalecer o acolhimento nas praticas de saúde; 2.Fortalecer as redes de atenção a saúde; 3.Fomentar o apoio institucional em serviços de saúde; 4.Consolidar a Política de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS.
Objetivo Geral
APOIAR A IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO E FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE EM MATO GROSSO DO SUL.
Objetivos específicos
1.Realizar Oficinas de Apoio ao Acolhimento em todos os municípios;
2.Fortalecer as Redes de Atenção a Saúde nas Macro e Microrregiões formando um colegiado regional da PNH;
3.Apoiar o Acolhimento com Classificação de Risco nas Redes de Atenção a Saúde em pelo menos um serviço por município;
4.Iniciar a formação de Apoiadores Macrorregionais, Apoiadores Microrregionais, Apoiadores Matriciais e Apoiadores Municipais;
5.Fomentar um projeto de intervenção no acolhimento para cada Equipe de saúde apoiada.
Público-alvo
 1.Gestores,
2.Equipes de Saúde da Rede de Atenção Primária a Saúde (ESF, PACS, ESB, NASF, EMSI),
3.Equipes da Rede de Referência de Urgências/Emergências (se necessário incluir saúde mental e especialidades, sera discutido com o gestor local).
4. Representantes dos Hospitais.
Número de participantes
O número de participantes será conforme realidade instalada de cada Município com dados referentes ao CNES (maio/2011) (ANEXO 01) relativos ao::
1.Número de Equipes de Atenção Primária em Saúde;
2.Número de Serviços de Urgência, Emergência;
3.Número de Hospitais; e com representante da
4 Gestão municipal.
Correspondendo a seguinte composição de apoio institucional
O APOIADOR MUNICIPAL será formado nesse curso para apoiar as equipes, realizar oficinas de acolhimento e projetos de intervenção com foco no acolhimento e redes de saúde, e sera responsavel por em media de 05 equipes de saúde dos serviços de saúde.
O APOIADOR MICRORREGIONAL será considerado TUTOR na ferramenta EAD, que será formado para apoiar os apoiadores municipais (local) para realização das oficinas de acolhimento nos seus municipios, realizar projeto de intervenção da microrregional de apoio as redes de atenção a saúde, e sera responsavel por em média 10 APOIADORES MUNICIPAIS.
INCLUINDO APOIADORES MATRICIAIS considerados responsaveis pelas áreas prioritárias em saúde, o qual será formado para apoiar todos os apoiadores formados e as equipes para acolhimento com classificação de risco nas redes de atenção a saúde conforme realidade local. E APOIDORES EAD/AVA que realizarão todo desenvolvimento da plataforma EAD do apoio institucional.
Todo curso será apoiado pelos APOIADORES MACRORREGIONAIS considerados apoiadores pedagógicos que será formado para apoiar todos os apoiadores e registrar todo processo na macrorregião organizando os projetos de intervenção em acolhimento nas redes de atenção a saúde.
Todo curso será apoiado pelos APOIADORES ESTADUAIS considerados formadores gerais que ira formar e capacitar todos os apoiadores acima listados com parceria do Ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização e apoiadores Externos convidados, irão organizar todo processo de formação, acompanhar as oficinas e organização da pós oficina.
Metodologia
1. O curso será em formato de Oficinas onde serão desenvolvidas o metodo da roda.
2. os projetos de intervenção conforme a sua realidade local serão inseridos no AVA para apoio ao processo de educação permanente local.
3. Haverá momento presencial e a distância, possibilitando maior interação entre as equipes de saúde. A proposta é que esse trabalho ocorra em etapas.

Princípios e estratégias pedagógicas
1. Interferir na realidade é promover mudanças nos serviços de saúde e nos próprios sujeitos que dele participam.
2. Para isso contaremos com o trabalho de apoio externo e apoio interno, sujeitos que “atravessam” o processo de trabalho de coletivos, ajudando-os nas tarefas de qualificar suas ofertas clínicas e de saúde pública e ampliar o grau de grupalidade no processo de produção de saúde.
3. A metodologia utilizada pela PNH tem no método da roda um modo de oportunizar a criação de uma agenda de encontros/atividades que viabilizam a inseparabilidade entre trabalho-formação-intervenção e a realização de Projetos de Intervenção voltados para a realidade de cada município.
4. A PNH tem por objetivo central qualificar a gestão e a atenção à saúde, ou seja, é uma política que induz inovações nas práticas gerenciais e nas práticas de saúde, colocando para os diferentes coletivos/equipes implicados nestas práticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organização dos serviços e novos modos de produção e circulação de poder.
5. A PNH atua com os seguintes princípios:
1. Trabalho-formação-Intervenção não se separam;
2. Transformar para conhecer a realidade;
3. Aprender fazendo;
4. Toda roda implica análise do processo de trabalho em saúde;
5. Atenção consigo mesmo e com as próprias equipes;
6. Articulação da rede de saúde;
7. Planejamento e avaliação são indissociáveis;
8. Acompanhamento avaliativo dos processos de trabalho.
Plano de metas
1. Realizar Oficinas de Apoio ao Acolhimento em todos os municípios;
2. Fortalecer as Redes de Atenção a Saúde nas Macro e Microrregiões formando um colegiado regional da PNH;
3. Apoiar o Acolhimento com Classificação de Risco nas Redes de Atenção a Saúde em pelo menos um serviço por município;
4. Iniciar a formação de Apoiadores Pedagógicos Macrorregionais, Apoiadores das Microrregionais, Apoiadores matriciais e Apoiadores Municipais;
5. Fomentar um projeto de intervenção no acolhimento para cada Equipe de saúde apoiada.
Indicadores
1. Uma Oficina em cada município;
2. Um Colegiado regional da PNH;
3. Um serviço por município com Acolhimento com Classificação de Risco iniciado.
4. Formar permanentemente Apoiadores Macrorregionais, Apoiadores Microrregionais, Apoiadores Temáticos e Apoiadores Municipais;
5. Um Projeto de intervenção no acolhimento para cada Equipe de saúde apoiada.
Monitoramento e Avaliação
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será realizada durante todo o processo, sendo que a efetivação dos Projetos de Intervenção será acompanhada pela EQUIPE DE SAÚDE, APOIADOR MUNICIPAL (LOCAL), APOIADOR MICRORREGIONAL, APOIADOR TEMATICO, APOIADORES MACRORREGIONAL E APOIADORES ESTADUAIS E NACIONAIS.
Resultados Esperados
APOIAR A IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO E FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA do Mato Grosso do Sul com formação APOIADORES INSTITUCIONAIS

Periodo do curso: novembro/2011 a maio/2012 previsão

Local: Capital, sede de macro e sede de micro, e municipios.

Parcerias: SES/SESAU/SMS//UFMS/DAB/MS. ENTRE OUTROS.

PROJETO COM VÁRIAS VERSÕES E MODIFICAÇÕES DURANTE SEU CAMINHAR! dessa forma querida RHS, estamos esperando APOIO!

ABRAÇOS

COLEGIADO AMPLIADO DA PNH NO MATO GROSSO DO SUL.