ACREDITO NA HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

11votos

 ACREDITO NA HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

 

   Acredito na Política Nacional de Humanização criada pelo Ministério da Saúde,apesar de existir uma resistência muito forte por parte das diversas categorias profissionais . Creio que esta resistência se deve ao fato de ignorarem que o nosso futuro depende de uma prática humanizada.
A maioria pensa que a humanização dos serviços depende apenas de um Grupo de Humanização criado nas unidades de saúde. Este grupo, por sua vez , comunga do mesmo pensamento e assume para si a HUMANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, passando a “criar” ações do tipo: comemorar aniversariantes do mês; formar times de esportes; organizar passeios para funcionários, homenagear os usuários em datas significativas,etc. Definem essas atividades como “humanização dos serviços”.
 

   Vejo a HUMANIZAÇÃO de forma mais abrangente e, se continuarem com esta prática jamais conseguiremos a efetivação dos princípios do SUS através da humanização. Já trabalhei em uma unidade hospitalar fazendo parte de um grupo de humanização,e entendo que a função maior do referido grupo é de educador e agente de mudança: incutindo uma cultura humanitária no universo da saúde.
Em outra oportunidade descreverei algumas ações que acredito se aproximarem mais dos objetivos da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Honilda Camêlo/ Assistente Social/ Servidora Pública/ Residente em Maceió – AL