V Congresso Brasileiro de Tanatologia e Bioética

7 votos

Companheiro Erasmo e demais interessados na temática,

Fiquei sabendo deste evento – V Congresso Brasileiro de Tanatologia e Bioética – através de Boletim eletrônico da Escola de Saúde Pública de MG.

Temas: Cuidados Paliativos; Humanização do cuidado do paciente na fase final da vida e Cuidado em CTI.

Data: 30 outubro a 1º novembro/2008

< www.sotamig.com.br>

fone: (31) 3247 1616 

SOTAMIG = Sociedade de Tanatologia de MG

Quem somos? Imprimir E-mail
SOTAMIG: UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA

DIV DIV align=justify DIVA SOTAMIG – Sociedade de Tanatologia de Minas Gerais, é um Departamento Científico da AMMG, uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada há 10 anos, em 13/05/98 pela ação pioneira de alguns médicos mineiros. Dentre outros colegas médicos, o Dr. Evaldo D’Assumpção, Dra. Mariel Paturle, a atual presidente e a dra. Vitória Lemelle Nessim, foram membros fundadores e são atuantes até hoje.
DIVDesde a sua fundação, é a única associação de médicos no Brasil, que possui um departamento científico de Tanatologia, congregando médicos com formação em Tanatologia, bem como outros profissionais das áreas humanas e da saúde, e tem uma atuação e proposta transdisciplinar.
DIVDentro desta proposta transdisciplinar, sua diretoria atual é composta por uma Diretoria Médica e uma Diretoria Auxiliar, que é composta de vários profissionais da saúde (psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, etc).
DIVA SOTAMIG tem como objetivos promover e participar de encontros científicos e culturais, incentivar e ampliar o estudo, a pesquisa, o ensino e a aplicação da Tanatologia e zelar pelo respeito à ética profissional.
DIVConsoante a estes propósitos, tem oferecido cursos anuais, grupos de estudos, promovendo palestras abertas à população, que são um espaço para uma reflexão crítica. Tem organizado eventos que são inovadores e significativos. 
DIVForam realizados até o momento 07 (sete) cursos anuais. Ocorrem de março a novembro, com aulas quinzenais e com carga horária total de 40 horas, atingindo uma média de 50 alunos por curso. As aulas são ministradas na AMMG, sede da SOTAMIG.
DIVPara os encontros, palestras e grupos de estudos, que são alternados com os seminários do curso, são convidados profissionais de diversas áreas, direta ou indiretamente ligados à Tanatologia, permitindo assim os mais diferentes enfoques ao ser humano, visto na sua globalidade, como um ser biopsicosocial e espiritual. Desta forma, cumpre seu objetivo primordial, que é educar para a morte.
DIVPeriodicamente, ocorrem debates, abertos à população interessada, inspirados em filmes diversos, ligados à temática das perdas e da rehumanização.
DIVEm março de 2009, iniciaremos o nosso mais recente projeto, que é o atendimento terapêutico, em grupo, de pessoas enlutadas. 
DIVQuanto aos eventos, a SOTAMIG teve a oportunidade de promover, coordenar e organizar o I CONGRESSO BRASILEIRO DE TANATOLOGIA E BIOÉTICA, realizado na AMMG, em abril de 2003. Deste congresso, resultou a publicação do livro: “Biotanatologia e Bioética” pela Editora Paulinas, que tem se mostrado um valioso subsídio para os interessados. Realizou também os dois SIMPÓSIOS MINEIROS DE TANATOLOGIA, na AMMG, em 2004 e 2006.
DIVTeve uma ação marcante no cuidado com os pacientes sem possibilidades de cura, aliando a competência técnica com a qualidade humana e também ajudando a sociedade a refletir sobre a relevância dos cuidados paliativos.
DIVEstá agendado o V Congresso Brasileiro de Tanatologia, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2008, na AMMG em BH.  
DIVA SOTAMIG tem cumprido seus objetivos com êxito, pois ao promover encontros científicos e palestras, abre espaço à população para discussão de temas ligados à Tanatologia. Temas instigantes, antes negados, tidos como desconfortáveis e escondidos têm sido propostos e debatidos.
DIVSuas ações têm propiciado um melhor preparo, um novo olhar e cuidado com o ser humano, que se depara com perdas, lutos e sua própria impermanência e finitude.
DIVA proposta de educar para a morte traz a possibilidade de um viver com mais qualidade, com menos medo e mais solidariedade.
DIVNo início de sua fundação, o número de interessados era muito reduzido e era ignorada pela maioria da população.
DIVHoje se observa um gratificante aumento da freqüência e da motivação daqueles que procuram a SOTAMIG. As pessoas querem conversar mais sobre a morte e como morrer, o envelhecer; querem compartilhar seus questionamentos sobre os mistérios e buscam um viver melhor.
DIVAlém disso, percebe-se que é cada vez maior a diversificação dos interessados, que não se restringem apenas aos profissionais da área da saúde, o que justificou o tema do nosso último simpósio: “criando pontes e redes no processo de nascer, viver e morrer”.
DIVQueremos manter este espaço tão rico de trocas e questionamentos, mesmo sabendo que não teremos todas as respostas. Mas, estaremos buscando uma vida mais plena de sentido.
DIV align=justifyDrummond nos adverte em seu “Lembrete”: “Se procurar bem, você acaba encontrando: não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia inexplicável da vida”.. 

DIV class=back_buttonAna Rita Trajano