I Mostra de Experiências em Humanização da Região de Franca

15 votos

Na última sexta-feira, dia 25/11/11, ocorreu a I Mostra de Experiências em Humanização da Região de Franca. Tal evento deu-se na sede do Departamento Regional de Saúde VIII – Franca, órgão da Secretaria Estadual de Saúde de São paulo, fruto de uma parceria entre Ministério da Saúde (Política Nacional de Humanização), SES (particularmente com o Centro de Devenvolvimento e Qualificação para o SUS, do DRS VIII) e secretarias municipais de saúde da região.

Um evento bonito! Contou com a participação de trabalhadores, gestores e usuários de 21 municípios da região, que encheram um auditório com as cores das camisetas do HumanizaSUS. Cada um deste municípios inscreveu ao menos um resumo contando experiências que têm vivenciado no cotidiano de trabalho de suas equipes. Tais escritos compuseram um Caderno de Resumos distribuído a todos os participantes.

Na programação duas rodas de discussão.

Na primeira, Gustavo Nunes, coordenador nacional da PNH dialogou com as experiências de 4 municípios (Igarapava, Guará, Orlândia e Patrocínio Paulista) a partir da diretriz Clínica Ampliada.  A animada conversa, que trouxe com força e ânimo discussões como a co-gestão, construção da democracia, direitos, cidadania etc, foi precedida pelo Hino Nacional cantado pelo Coral da Terceira Idade de Cristais Paulistas, ao que se seguiu uma bela apresentação musical em libras executada por grupo de Igarapava.

O almoço foi ao som da Orquestra de Violões do Ponto de Cultura de São José da Bela Vista, o repertório foi de rock a clássicos da cultura sertaneja de raiz, passando pela MPB e pelo Sertanejo Universtário.

Na segunda conversa, de tarde, o tema foi Construção de Redes. Foram apresentadas as experiências de Acolhimento da Santa Casa de Ituverava, co-gestão municipal de Sales de Oliveira, de parceria entre os municípios São José da Bela Vista e Restinga e do Grupo de Trabalho de Humanização. O consultor Bruno Mariani Azevedo dialogou com elas discutindo transversalidade e co-gestão no sistema.

Mais um belo momento. Uma parceria tripartite. Um evento para animar o fim de ano e continuar a pensar as perspectivas de trabalho para 2012.

 

A região de Franca (400km de São Paulo capital) é composta por 22 municípios divididos em 3 Colegiados de Gestão Regional, com uma população de mais de 650 mil habitantes. Há um ano e meio tem-se feito um debate sobre Humanização de forma mais sistemática na região através da parceria entre CDQSUS do DRS VIII, representantes de SMSs da região e Política Nacional de Humanização. A última reunião do ano do Grupo de Trabalho de Humanização da região de Franca será dia 14/12, às 9:00, no auditório do Departamento Regional de Saúde VIII.

Cabe os agradecimentos a trabalhadores, gestores e usuários da região que tanto têm se dedicado a esse trabalho nesses meses e ao DRS VIII pela parceria e empenho.