Educadores Humanescentes

12 votos

Educadores comprometidos com  novas práticas pedagógicas e uma educação transformadora, precisam também se permitir a vivenciar essa transformação, através do autoreconhecimento, o conviver com suas próprias emoções. Pensando nisso, o Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade Federal do RN, promoveu na manhã de 30 de Setembro de 2011, a I Atividade Vivencial Intelectiva, com tema "Cinema".

O Objetivo da vivência era o de estimular a tomada de consciência em relação as conseqüências para nossa vida das nossas percepções a respeito do pensamento, do conhecimento e do saber, através do cinema como objeto de significação, identificando na nossa biografia momentos significativos vivenciados através do cinema; refletindo sobre que saberes foram adquiridos e que influencia tiveram em nossa vida.
 

A ambiência da sala foi pensada para acolher os participantes e remetê-los ao tema que seria vivenciado. Imagens, projeções filmes e músicas foram utilizados. Fora da sala professores, já devidamnete caracterizados, recebiam os participantes para a sessão de cinema, como direito a programação e pipoca.

No 1ª momento aconteceu o Acolhimento Humanescente- Lúdico interativo por Alice, Evania, Oswaldo e Ana Tania.

2ª momento: Atividade de Liang Kong conduzido por Vyna.

3ª momento: Breves boas vindas da coordenadora Alice

4ª momento: Mandala humanopoiética para expressão de significados e sentidos dos filmes que marcaram a vidas dos participantes, conduzido por Evania/Vyna/Oswaldo e Ana Tania .

5ª momento: Apresentação musical de Oswaldo cantando "Bijuterias" de João Bosco.

6ª momento: Breve vídeo e elaboração do Painel Interativo Vivencial “ CINEMA ESCOL”

7ª momento: Encerramento com coffe break humanescente

O Encontro só foi possível porque contamos com  o apoio sensível da Coordenação do Departamento na pessoa do Prof. Paulo Rocha e da Coordenação do Grupo de pesquisa
Profª Alice Uchoa.
 

O resultado desse momento incrível podemos ver em algumas imagens.