Mais crianças vivem em Itapema

10 votos

O Índice de Mortalidade Infantil de Itapema é de 6,4 e está abaixo da meta de redução estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 10 mortes para cada 1000 nascidos vivos. A constatação está no último diagnóstico do Ministério da Saúde sobre a mortalidade infantil no Brasil, com base em dados do município de 2010. Itapema também apresenta boa expectativa de vida em comparação ao índice brasileiro de 14,4 e catarinense de 10,4.

Segundo o prefeito Sabino Bussanello, o Governo Municipal investe em sua população e, principalmente, no bem estar de suas crianças. “A redução da mortalidade infantil é resultado de inúmeras ações de políticas públicas, que vão desde a estruturação de atendimento, como as novas Unidades Básicas de Saúde construídas na cidade, até a execução de ações preventivas para a qualidade de vida das mães e das famílias, que irão criar essas crianças”, completa.

Já o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, lembra que as gestantes devem fazer seu pré-natal periodicamente, para assim Itapema continuar com uma saúde de primeira. “Hoje, a taxa de mortalidade infantil é comparada a dos Estados Unidos. Lá o índice é de 6,7 mortes para cada 1000 nascidos vivos. Em Itapema estamos abaixo desse índice, que significa mais expectativa de vida. Mais um motivo de orgulho de viver aqui”, detalha.

Ainda segundo Roberto Carlos Ruiz, o Governo Municipal trabalha para estruturar a possibilidade de reabertura da maternidade no Hospital Municipal Santo Antônio. “É importante que a maternidade possa ter a qualidade para fazer os partos com toda a segurança que este procedimento exige”, explica.