Tapera da Falação

10 votos

TAPERA DA FALAÇÃO

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Potengi juntamente com o Núcleo de Apoio à  Saúde da Família (NASF) do Santarém, comemoram  com a população da área, a retomada do espaço de convivência  denominado a Tapera da Falação. A Tapera da Falação tem como objetivo promover uma articulação entre a população e os profissionais de saúde, de modo a proporcionar um ambiente de acolhimento, que possibilite o resgate das potencialidades individuais e coletivas.  A tapera retrata a cultura nordestina, resgatando a identidade dessa população através da troca de experiência, de suas habilidades, valorizando os costumes locais e as suas diversas formas de expressão.
A tapera da falação foi inspirada a partir da apresentação da Tenda do Conto na amostra da saúde ocorrida na rede de HumanizaSUS realizada em Natal/RN. A tapera atualmente é coordenada pela Auxiliar de Enfermagem Edinalva Moreira e a Agente Comunitária de Saúde Ana Cristina ambas da USF Potengi que contam com a colaboração de toda equipe da Estratégia de Saúde da Família e com o apoio do NASF Santarém.
Este espaço incorpora e retrata uma Tapera (Tapera que significa um lugar que se encontrava abandonado mas que um dia foi habitado) através de objetos de uso caseiro que  simboliza  uma época,  utensílio para culinária, como fogareiro, vasilha de barro para guardar água fresca como o pote e a quartinha, além  de uma gostosa rede para balançar com vista à prateleira  que expõe uma fileira de folhetos de cordel , de vários poetas populares  potiguares. 
Vivenciamos momentos de nostalgia quando foi possibilitado aos participantes, expressarem  a seu modo, o significado do NATAL. Um momento ímpar do evento,   foi quando ao falar sobre o sentido do Natal,  foi expressado  pelo grupo sentimentos relacionados a perdas,   encontros, desencontros, afetos, solidariedade, nascimento, solidão, ou seja,  sentimentos que recheiam  e dão sentido  a vida das pessoas.
A Tapera da Falação vem acontecendo na sede do Conselho Comunitário do Conjunto Panorama, mas com uma proposta de ser itinerante sempre na primeira terça feira de todo mês, às 14h.