ONDE FOI PARAR A VERBA PARA OS MEDICAMENTOS?

12 votos

No dia 27/11/2011, um grupo de usuários do IPEC/FIOCRUZ, participou de uma reunião convocada pela equipe da farmácia da entidade, para informar que haveria um corte no fornecimento de medicamentos especiais, aos usuários do IPEC. Eu participei dessa reunião e, segundo foi bastante enfatizado, a ordem partiu do Ministério da Saúde, por se tratar de medicamento de alto custo. Entrei em contato com a Ouvioria do IPEC solicitando uma cópia do documento do MS que continha esta determinação. Para minha surpresa, fui informada que a decisão partiu do SUS e não do MS, mas também não me mandaram cópia de nada.

Acontece que na reunião, foi acordado que a farmácia faria a dispensação dos medicamentos para 60 dias, tempo suficiente para o usuário providenciar seu cadastro na Secretaria de Saúde do Estado. Só que a teoria nem sempre funciona na prática. Uma série de medicamentos já não estão mais sendo dispensados na farmácia do IPEC e o usuário, que está indo "hoje" para sua consulta, sai de lá sem medicamentos carregando apenas um folder contendo as orientações para que ele se cadastre na Secretaria.

Seria cômico se não fosse trágico, pois um portador de AIDS não pode ficar sem medicação nem por algumas horas, que dirá por dias!!!! Sabemos que a burocracia do Estado é lenta e burra. Isso vai trazer agravamento de saúde para esses usuários, em uma cidade que não possui leitos nem para parturientes, que dirá para portadores de doenças crônicas!!!

O que será que está acontecendo? Onde está a transparência dessa história toda? Pelo que entendi, a farmácia tem um discurso e a direção tem outro, agora adivinhem quem sai no prejuízo?????