ADESÃO : Unidades de Saúde entregam 100% do Kit Medicamentos

10 votos

 De acordo com levantamento realizado pela Central de Kit Medicamentos de Sumaré, as Unidades de Saúde do Picerno e Virgínio Basso chegaram à margem de 100% de entrega dos kits para os pacientes do bairro, no mês de novembro. Nestas duas unidades foram entregues cerca de 1.500 kits para os pacientes cadastrados.
A unidade do Parque Itália também teve um alto índice de adesão do paciente ao tratamento medicamentoso. Os agentes comunitários entregaram 90% dos Kits, assim como as unidades do Santa Clara e Nova Terra dispensaram 80% de Kits. Já as unidades do Virgilio Viel, Lucélia, Vasconcelos e Yolanda entregaram 70% dos kits. No total, essas unidades distribuíram 3.550 kits aos pacientes cadastrados no programa.
De acordo com a farmacêutica e gerente da Central, Sílvia dos Santos Costa, a conquista desses resultados se deve ao aprimoramento do trabalho multidisciplinar desenvolvido nas unidades e, principalmente, pelo comprometimento dos agentes comunitários dessas regiões que acompanham detalhadamente o quadro dos pacientes. “Os resultados se devem ao empenho dos agentes que acompanham o desenvolvimento dos pacientes ao longo do tratamento e os auxiliam nas entregas e administração dos kits nestas regiões. Os agentes estão sempre nos informando o que acorre com cada paciente e as necessidades deles”, explica a gerente.
Em novembro, a Central distribuiu quase 10 mil kits aos pacientes cadastrados. Cada kit é composto por quatro a seis tipos de medicamentos que podem ser para hipertensão, diabetes, insulinodependentes, asma/rinite e anticoncepcionais. Neste ano foram acrescentados ao kit, medicamentos para osteoporose, dislipidemia (colesterol) e hiperuricemia (ácido úrico). Totalizando 40 medicamentos disponíveis no programa.
Para participar do programa Kit de Medicamentos, o paciente deve estar munido de receita médica prescrita por médico e procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Com a receita, a pessoa passa a figurar como usuário do kit dentro do período prescrito pelo médico.
O Programa Kit de Medicamentos tem como missão garantir a continuidade dos pacientes no tratamento e adesão aos programas de saúde, e fazer com que tenham maior adesão à terapia e sejam estimulados com a garantia da entrega mensal do kit em suas casas. “Monitoramos as prescrições, identificando as inadequadas, evitando desperdícios, roubos ou desvio de medicamentos. Desta forma conseguimos gerar mais economia ao Município”, acrescentou a farmacêutica.
A Central do Kit Medicamentos fica na Rua Alice Menuzzo Pancote, nº 294, Parque Virgílio Viel – Sumaré / SP

Fonte: http//:kitmedicamentos.blogspot.com