Centro de Saúde – C S II organiza Farmácia para melhor dispensação de medicamentos aos usuários

11 votos

 De acordo com a Enfermeira e Gerente do Centro de Saúde C S II Maria Lúcia Anerão, a definição do novo local onde está instalada a farmácia da Unidade, considerou-se os requisitos da vigilância sanitária, o processo de trabalho e os fluxos de pessoas dentro e fora da farmácia.

A área física pode proporcionar redução dos investimentos, melhor adequação de instalações, rapidez no atendimento e disponibilidade de espaços que otimizem a realização das ações de atenção à saúde.

A Gerente relata ainda que de acordo com os Manuais da Assistência Farmacêutica, o espaço interno da farmácia deve ser independente de forma a não permitir o acesso a outros ambientes da unidade de saúde, bem como o acesso desnecessário de usuários e profissionais de outros setores nos ambientes internos da farmácia.

Deve-se considerar ainda, mecanismos de proteção dos produtos em estoque, pois são importantes para manter a ordem e a harmonia no ambiente e minimizar perdas por furtos e avarias.

Maria Lúcia Anerão observa a importância da ordem e identificação dos medicamentos nas prateleiras, a fim de evitar os erros na dispensação.
Os medicamentos do Programa Kit Medicamentos estão organizados numa única prateleira para facilitar a visualização. São atendidos aproximadamente 2.400 usuários cadastrados.

O processo da dispensação de uma forma geral segue as seguintes etapas:

1. Acolhimento do usuário.
2. Atendimento e recebimento da prescrição
3. Validação da prescrição.
4. Separação do medicamento.
5. Checagem da receita com o medicamento a ser dispensado.
6. Anotações necessárias ao processo de informação.
7. Entrega do medicamento.
8. Comunicação com o usuário, fornecendo informações pertinentes ao uso adequado dos medicamentos.
9. Registro do atendimento, assinatura em planilhas.

Em breve a Farmácia do Centro de Saúde C S II será informatizada o que beneficiará os usuários e também os recursos públicos destinados a medicamentos, finaliza a Gerente.

O CSII fica na Rua Antônio do Vale Melo, nº 1.510, centro – Sumaré / SP.
Telefone: (19) 3873-2259

Fonte: kitmedicamentos.blogspot.com