Mensagem de Natal

17 votos

Mais um Natal se aproxima, mais um ano vai terminando. Momento de muita correria, sacrifícios, sensação de dever cumprido…de energia perdida…de questionamentos sobre o sentido de tanto movimento que em parte parece assim meio irrefletido. 
 
Mas daqui a poucos dias estaremos mais juntos das pessoas que amamos, celebrando um ritual de vida onde ensaiamos com sorrisos, farofa e peru a construção de uma doce utopia de fraternidade. 
 
Porem, o que fica disso tudo? O que estamos fazendo da força criadora de nossas crenças? Ora, se somos capazes de acreditar que um Deus se faz carne e nasce de uma virgem para libertar o mundo das dores, do sofrimento e da morte…então tudo é muito fácil de ser feito. 
 
Não se trata de mascarar nossas ações com  crenças cosméticas. Trata-se de buscar nas crenças, seja num Jesus Deus, seja num Cristo filósofo, a força que nos tornará fortes o suficiente para sairmos da crise de um mundo que legitima formas cada vez mais hediondas de exclusão e opressão. 
 
Numa mistura perversa de água radioativa nos mares, comidas cancerígenas para bebês e risos das pessoas que sangram em hospitais, vamos tecendo o manto que abrigará o menino deus no dia 25. O que será dessa criança no dia 26, morrerá de frio ao relento?
 
Olhem para dentro da alma. Encontrarão a criança que ansiosa esperava os presentes. Por favor, não deixem que ela morra antes do tempo. As luzes estão piscando e nos convidam para o encanto de guardar o cartão de crédito e celebrarmos a atrevimento de um mundo mais humano porque solidário, onde não julguemos as pessoas por cores, peles, sexos, amores…o tempo está passando…o espelho alerta para as rugas…e ele pode ser mágico.
 
VERSOS DE NATAL
 
Espelho, amigo verdadeiro,
Tu refletes as minhas rugas,
Os meus cabelos brancos,
Os meus olhos míopes e cansados,
Espelho, amigo verdadeiro,
Mestre do realismo exato e minucioso,
Obrigado, obrigado!
 
Mas se fosses mágico,
Penetrarias até ao fundo desse homem triste,
Descobririas o menino que sustenta esse homem,
O menino que não quer morrer,
Que não morrerá senão comigo,
O menino que todos os anos na véspera do Natal
Pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta.
 
(Manuel Bandeira)

 


Fraternalmente


ERASMO RUIZ