Grupo de Gestantes “Bebê a Bordo” ( ESF- Parque dos Coqueiros): A arte do cuidado!

10 votos

 

O grupo de Gestantes "Bebê a Bordo" é uma prática integrativa e acolhedora promovida pela ESF Parque dos Coqueiros na qual   vem galgando excelentes resultados no que tange a tríade: acolhimento-prevenção-saúde. O grupo foi pensado  a partir de um desejo da Técnica de enfermagem Socorro Cunha que também é psicóloga:

"Certa vez por entre os plantões, meditei sobre a necessiadde de aproximar aquelas mulheres, mas não somente juntar ou quem sabe formar um grupo pelo grupo, não. Pensei em algo que provocasse interrelações, trocas, uma roda de convensas que desse prazer em ouvir, onde não estivesse atrelada a equipe x ou y, mas fosse aberta a todas as gestantes".   (palavras de Socorro Cunha)

A proposta integrativa  ganhou corpo e forma  em  junho de 2011 e como qualquer apelo inicial, os agentes convidaram as gestantes que compareceram timidamente, contabilizando apenas 05 presenças na 1ª roda de conversas. Hoje, a persistência e o jeito Humanescente de fazer saúde de nossos servidores transformou o Bebê a Bordo numa realidade motivadora, temos 40 gestantes cadastradas e uma assiduidade satisfatória.

A enfermeira Dione Suely acreditou na proposta de intervenção e após um planejamento em equipe (91) foram estabelecidas as diretrizes iniciais. A técnica de enfermagem e enfermeiranda Ana Paula Toral também acreditou na idéia e se juntou ao grupo, dando relevantes contribuições. Essa mulheres apertaram o gatilho das provocações, irradiaram vontades, de modo a motivar e multiplicar o desejo uníssono: Um espaço de trocas!

" Era um desejo nosso formar essa teia, graças a Deus isso se tornou realidade, assim não estamos atingindo apenas as gestantes de uma equipe, mas sim, todas, que desejam participar".   ( Enfermeira Dione Suely)

As rodas de conversas com as Gestantes da ESF PQ. dos Coqueiros  acontecem uma vez ao mês, na última quarta-feira, às 14h00m.

As conversas partem do desejo das próprias gestantes que opinam sobre as pautas e métodos de apresentação dos temas, os quais são pensados de um encontro para o outro, ou seja, se falarmos por exemplo sobre Nutrição no período gestacional, primeiro lançamos a proposta e esperamos novas propostas, o que for unânime, será a pauta seguinte. Uma roda de conversas democrática e participativa, um ambiente que acolhe opniões, anseios e dúvidas, que promove interação e socializa .

Todo o corpo funcional se envolve e se doa para tornar esse momento especial e prazeroso. Destacando portanto  o trabalho valoroso dos Agentes Comunitários de Saúde e  o apoio  do NASF.

As gestantes que estão as vésperas do parto são presenteadas com um Kit Gestante, mas tem como critério para a premiação  estar  assíduo aos encontros, bem como estar com o pré-natal em dias.

O grupo de Gestantes Bebê a Bordo está se transformando num projeto, obedecendo normas e regras para melhor servir a demanda proposta e tem agregado e valorizado os multiprofissionais que cooperam, participam, acolhem e promovem a saúde preventiva com zelo e maestria.

 Grupo de Gestantes Bebê a Bordo: esperando a vida acontecer!