A cara oficial da tuberculose na mídia

11 votos

Olá pessoas!!
Um Feliz Ano Novo para todos nós, é o que desejo de coração. Só não posso desejar que todos tenham uma excelente saúde porque, infelizmente, não depende de mim.
Recebi um artigo sobre a TUBERCULOSE que realmente me deixou em pânico. Como já havia falado anteriormente, a tuberculose é uma doença do Século XVIII e ainda continua matando pessoas por aqui. Situação pior, é que nada tem sido feito pelo Ministério da Saúde sobre a epidemia.
Vou replicar abaixo um trecho do artigo, mas aconselho que todos leiam a íntegra da pesquisa no site do RADIS: https://www.ensp.fiocruz.br/radis/estudos-comunicacao-saude

“Populações suscetíveis
As populações mais suscetíveis a desenvolver a doença são a indígena (incidência quatro vezes maior do que a média nacional), pessoas com HIV (30 vezes maior), presidiários (40 vezes) e moradores de rua (60 vezes). No entanto, elas praticamente não estão retratadas nas matérias analisadas. Na visão do jornalista, essa ausência da “cara da tuberculose” na mídia contribui para a ignorância em relação a antibioticoterapia realizada hoje. “A doença muitas vezes ainda é associada à morte e não há um conhecimento generalizado de que o tratamento é altamente eficaz. Uma das questões que devem ser trabalhadas é a da cura”, observa.

No Brasil, a tuberculose é a terceira causa de morte por doença infecciosa, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Transformar a abordagem do tema na mídia é uma medida importante nesse cenário. “Seria um objetivo não apenas ideal, mas plenamente factível”, afirma o pesquisador em seu texto.”

É uma realidade tão absurda que precisa ser falada e divulgada, para que autoridades da saúde pública tomem as devidas providências. Ninguém está livre da tuberculose.

Abçs solidários

Sandra do Valle