PROTESTE JÁ: CANSEI, ESTOU PUTO COM O SUS!

11 votos

PROTESTE JÁ: CANSEI, ESTOU PUTO COM O SUS!
“…Considerando o princípio da dignidade humana, fazendo-se necessária sua observância, no sentido de que, negar os medicamentos requeridos significa negar o direito à saúde e até mesmo direito à vida do autor.”
Com base neste princípio entrei com ação para concessão de medicamento junto ao Juizado Especial Federal Cível da Comarca de Uberlândia, MG contra a Prefeitura Municipal de Uberlândia, Estado de Minas Gerais e União para fornecimento de 16 ampolas do medicamento IMONO BCG 40mg, para tratamento de neoplasia malígna na bexiga.
Passei por duas cirurgias bem-sucedidas em julho e agosto de 2009 e aplicações posteriores deste medicamento sempre custeando as despesas.
Com o diagnóstico pós cirúrgico, tenho que fazer novas aplicações por aproximadamente dois anos em períodos alternados. Procurei o SUS para adquirir esta vacina gratuitamente e foi aí que começou meu calvário.
Através de indicações só não falei com o Ministro da Saúde e o então Presidente Lula. Procurei além da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia a Gerente Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais, o Hospital do Câncer de Barretos e de Uberlândia e o Instituto Butantã em São Paulo (este só fornece o medicamento para pacientes do Estado de São Paulo, os outros que morram).
Este Instituto aliás, se não fornece diretamente aos cidadãos de outros estados, tem um custo de uma ampola calculado em torno de R$ 3,00, já clínicas particulares (como a CLIMIPI de Goiânia, GO onde adquiri o medicamento) é vendida ao "cidadão" por até R$ 270,00 a ampola! Como o Governo explica isso?
Com a negativa de todos para o fornecimento do medicamento gratuito devido “estar em falta no mercado”, em 05 de outubro de 2010 entrei com a ação na Justiça através do processo número 0010785-44.2010.4.01.3803.
Como a máxima “a Justiça tarda mas não falha” depois um ano e dois meses após idas e vindas no Juizado Federal, de perícias e novos exames, saiu o mandado favorável.
Como ainda não recebi a formalização da Justiça expedida em 14/12/11, esta semana fiquei sabendo que o Hospital do Câncer de Uberlândia dispõe do medicamento.
Estive com a pessoa da assistência social do SUS na entidade e fui informado que, devido minha receita junto a entidade estar datada de 08/09/10, terei que fazer nova consulta mas o médico está de férias e só a partir de março poderei consultar e ter que repetir exames, etc. etc.
Chega, cansei, estou puto com o SUS!
Estou indignado, revoltado, chateado e cansado do pouco caso do SUS, das autoridades municipais, estaduais e federais deste país com relação ao tratamento de saúde que deveria ser dígno ao ser humano.
Sei que, infelizmente existem pessoas em piores situações que a minha, que ao menos tenho o cancêr inicialmente tratado e sem recidiva, porém sem ainda ter o direito de adquirir o medicamento para continuidade do tratamento e possível cura.
Este protesto que faço junto aos principais veículos de mídia do país e comunidades virtuais pode ser apenas mais uma gota d’água perdida no oceano mas fica ao menos registrado o descaso no tratamento a mais um cidadão que não teve até aqui o respeito e a dignidade das autoridades competentes.
Este ano teremos eleições, interesses municipais, coligações estaduais e nacionais farão com que os políticos saiam às ruas, feiras livres, reuniões de condomínio e etc para pedir votos e fazerem as eternas promessas.
Só peço caríssimos eleitores que quando eles colocarem a bunda na cadeira para “administrar” as verbas públicas olhem com mais atenção para este fadado Sistema Único de Saúde do nosso país.
Meu nome é Júlio César Viola, CPF 350.384.976-91 e RG 2.537.444 SSP/MG, mineiro de nascimento e cidadão Brasileiro.
Contatos: [email protected] 34 3083 2720 (livre) – 9996 3400 (ctbc) – 9140 4811 (tim)
Protesto enviado para:
Revistas: Veja, IstoÉ, Época, Carta Capital.
Jornais: O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Estado de Minas, O Tempo, O Globo, Correio de Uberlândia.
TV’s: Globo, Record, SBT, Rede TV, Vitoriosa, Paranaíba, Integração.
Blogs: Marcos Pires, Saúde de Uberlândia, Saúde com Dilma, Saúde.blog.gov, Rede Humaniza SUS.
Redes Sociais: Meu perfil Facebook e Orkut.

Uberlândia MG 05 de janeiro 2.012