1ª Oficina para a Formação da Rede Municipal de Urgência e Emergência em Pediatria

16 votos

 1ª OFICINA PARA A FORMAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – PEDIATRIA

Período de 08 de à 10 de fevereiro de 2012

A 1ª Oficina para a Formação da Rede Municipal de Urgência e Emergência em Pediatria, objetivo é discutir as diretrizes para implantação dessa Rede. Para isso serão abordadas diretrizes e políticas do Ministério da Saúde tais como: Rede de Atenção às Urgências, Política Nacional de Humanização (e dispositivos) e Ouvidoria do SUS.
Na oficina serão discutidas a Proposta de Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco a ser adotado na emergência do Hospital da Criança, além de outros dispositivos da Humanização como Ambiência e Clínica Ampliada.
Outro ponto fundamental é a elaboração de fluxos de funcionamento dos serviços e a integração entre eles, formando assim e formalizando a Rede de Serviços voltados ao atendimento integral à criança.
A Ouvidoria do SUS é outro tema a ser abordado na oficina, sendo um espaço propício ao acolhimento, tratamento e encaminhamento das manifestações da população aos gestores do SUS e atua também em uma perspectiva informativa, buscando ser um efetivo espaço de cidadania.
A Oficina será realizada no período de 8 a 10/02/12, de forma paritária, com a participação de 50% de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25 % de gestores. Essa metodologia visa à implantação da participação da sociedade na formulação e implementação das políticas de saúde, elemento essencial para uma política participativa e democrática com valorização dos usuários do serviço e também dos profissionais, auxiliando no sentido de buscar soluções criativas e inovadoras na implantação e reestruturação dos serviços.