Implantação do “Acolhimento com Classificação de Risco” no HCSA

11 votos

   

     No Plano Municipal de Saúde, a Humanização é uma das diretrizes prioritárias. E como parte das ações está prevista a implantação Acolhimento com base na Política Nacional de Humanização, em todas as unidades de saúde, e de forma gradual, a partir de qualificação dos profissionais de saúde e reorganização dos processos de trabalho. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando a 1ª Oficina para implantação do “Acolhimento com Classificação de Risco-ACCR” no Hospital da Criança, em duas etapas, a 1ª Etapa de 05 a 09/03 com 20h/aula de teoria e a 2ª Etapa de 12 a 16/03 com 20h/aula prática em serviço.
     Esse treinamento é o desdobramento da 1ª Oficina para a Formação da Rede Municipal de Urgência e Emergência em Pediatria, cujo objetivo foi discutir as diretrizes para implantação dessa Rede, abordando os temas Rede de Atenção às Urgências, Política Nacional de Humanização (e dispositivos) e Ouvidoria do SUS.
     Na oficina foi discutido uma Proposta de Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco a ser adotado na emergência do Hospital da Criança, e que foi amplamente debatido em reuniões técnicas com direção do HCSA, além da equipe do Núcleo de Educação Permanente da SMSA.
    O objetivo da implantação do ACCR é qualificar e melhorar o atendimento da emergência do HCSA, avaliar o paciente logo na sua chegada humanizando e descongestionando o atendimento, estabelecer critérios seguros de Classificação de Risco fazendo com que o paciente seja visto precocemente de acordo com a sua gravidade. Para que isso funcione adequadamente vamos precisar de uma ampla divulgação para a população sobre o novo modelo de atendimento e prioridades da emergência.