SEMINÁRIO ESTADUAL EM HTLV-2012

10 votos

A Associação dos Portadores do Vírus HTLV – Grupo Vitamóre, realizará de 19 a 23/09/2012, no anfiteatro do Hospital dos Servidores do Estado-RJ, o Seminário Estadual em HTLV-2012.

Nosso público alvo: estudantes universitários da área médica e representantes da sociedade civil.

Nosso objetivo: levar ao conhecimento dos futuros profissionais da saúde, a existência do Vírus HTLV que, infelizmente, não faz parte da ementa de seus cursos, a não ser que se faça uma especialização em infectologia. A sociedade civil também não conhece o HTLV, apenas aqueles que têm algum caso na família.

Nossa missão: divulgar, conscientizar e trabalhar a prevenção, cobrar políticas de saúde pública para a questão HTLV, a quem de direito.

Nossa visão: ter o teste disponibilizado na rede pública de saúde, fazendo parte dos exames de rotina preconizados pelo Ministério da Saúde, principalmente no pré-natal. Ter campanhas preventivas na mídia, informando o que é o HTLV e as formas de transmissão.

O Vírus HTLV é tão grave quando o HIV e tem as mesmas formas de transmissão. O Brasil é considerado o País com o maior número de pessoas infectadas e, mesmo assim, é uma doença negligenciada e não faz parte da lista de Doenças de Notificação Compulsória, por tal motivo não temos dados exatos de quantos estão infectados.

O Seminário reunirá a melhor equipe de profissionais sobre o assunto, conhecidos nacional e internacionalmente, com palestra/aula, para estimular e incentivar a formação de novos profissionais interessados em pesquisar e buscar formas de tratamento para o portador do vírus HTLV.

O Grupo Vitamóre está encontrando uma certa dificuldade em conseguir apoio/patrocínio para um evento tão importante como esse.

Somos gratos a Sra. Eva de Souza, Assistente Social nos Hospital dos Servidores do Estado, que nos acolheu com muito carinho e prontamente atendeu a nossa solicitação de utilização do Anfiteatro do Hospital.

Solicitamos aos nossos amigos do HUMANIZASUS que, caso tenham conhecimento de possíveis apoiadores/patrocinadores, entrem em contato com a Vitamóre através do endereço eletrônico : [email protected]

Agradecemos antecipadamente, e informamos que o Site do evento estará disponível a partir do dia 26/03, para maiores informações sobre a programação e inscrição.

Abçs solidários

Sandra do Valle
Grupo Vitamóre