Ao NASF Biguaçu e seus ESFs com carinho!

10 votos

Uso esta parodia do delicado filme Ao Mestre com Carinho, protagonizado pelo brilhante Sidney Poitier para falar do aprendizado que tenho tido com este coletivo que hoje apoia as equipes de ESF de Biguacu SC.

Nem sempre foi assim, no principio cada mestre veio sozinho, com sua mala de conhecimentos e experiencias individuais, mas aos poucos, ao se sentirem apoiados, soltaram suas individualidades e passaram ao protagonismo numa construcao coletiva.

O grupo ousou experimentar, criar novas estrategias e impacientemente promover humanizacao e acolhimento para dentro e com as equipes.

Estes outros coletivos, aos poucos, se sentindo apoiados, tambem aventuram-se nesta experimentacao do novo. Cheios de medos, mas confiando nos mestres, seguem na ousadia de horizontalizar as relacoes e promover saude, dar conta do cuidado sem adoecer no processo e se abrir para a escuta qualificada, rever a agenda, mudar processo de trabalho, escrever novos fluxos.

Nao contentes com o que ja estao realizando mestres e equipes de esf desejam contagiar os demais, incluir todas as equipes, tecer redes , humanizar.

Dizem que uma andorinha so nao faz verao…mas com certeza protagonistas controem coletivos que aplicam as diretrizes da PNH, fazem grupos a partir de demandas identificadas de acordo com a busca da populacao. Assim atendem criancas e suas maes juntas, cuidando do binomio, sem esquecer de buscar estabelecer a rede com a creche, com a pastoral da crianca e com a rede feminina de combate ao cancer.

Conectados neste novo fazer, NASF e equipes de ESF vao desfazendo os nos criticos e trocando por ligacoes vivas, que buscam a producao de saude, sem esquecer do cuidado da doenca e do favorecimento do acesso a populacao.

Estes mestres seguem agindo com anuencia do gestor, mas tomando para si a tarefa de construir coletivos e aumentar a resolutividade da atencao a saude no ESF.

Obrigada pela oportunidade de aprender com voces e por deixar apoia-los no que posso contribuir.

Seguimos em frente com a experiencia de transformar os dados do acolhimento em analisadores e propor novas formas de agir nas equipes, construindo com elas novos fluxos.

Hoje ja e uma realidade o grupo de receitas no ESF do Prado, onde se torna possivel a acao nao so dos medicos como do farmaceutico na orientacao e analise do uso das medicacoes de uso continuo e controlado, dando possibilidade ao usuario esclarecer duvidas, fazer uso responsavel destas drogas, sem precisar agendar consulta medica para isso.

Ja e realidade a doce surpresa de um grupo que atende as maes e seus filhos divididos por faixa etaria tambem no ESF do Prado, acao onde toda a equipe e os profissionais do NASF estao envolvidos. Maes tiram duvidas sobre os cuidados com seus filhos sem precisar marcar consulta para isso, esclarecimentos que as tranquilizam, reforcam a sequencia da amamentacao e produz um olhar sobre a saude delas proprias num momento que parece tudo estar voltado para os filhos.Enquanto isso as criancas em outro espaco tambem sao olhadas pela equipe durante o tempo da brincadeira : observam crescimento (pesagem e medidas), veem seu desenvolvimento e como estao sendo estimuladas ("tem crianca com 4 anos que nao conhece as cores!!!" diz a educadora fisica do NASF, com certeza isto produzira desdobramentos no grupo) .

(Alem de fazer um cronograma para cada participante do grupo nao esquecer o compromisso e ter conhecimento do tema principal que sera abordado no grupo, ganharam ainda um ima de geladeira para nao perder o papel, isto e que e divulgacao com cuidado!)

A ordenacao da demanda ja e uma realidade no ESF Saveiros, onde duas equipes que dividem o mesmo espaco fisico nao so dividem o mesmo territorio, mas atuam juntas no acolhimento, na reordenacao dos fluxos e busca para melhoria do acesso para populacao, sem esquecer das tarefas administrativas e dos encontros das equipes. Verdadeiro trabalho em equipe! Este grupo, se deixando apoiar se abre para observacao dos dados do acolhimento da demanda espontanea para que estes produzam uma possibilidade de analise do processo de trabalho das equipes. Logo, logo novas estrategias surgirao com certeza!

Ja estao se organizando as tres equipes do CIABS para entrar nesta roda de ousadia e aprendizado e a mais nova integrante da roda em  breve sera o ESF Marco Antonio tambem com mais duas equipes. Em breve, por contagio, todas as equipes se engajarao nesta proposta.

Aprendemos todos: NASF, ESFs, gestores municipais, apoiadora da PNH e agora os companheiros que lerem este post: e possivel fazer diferente, fazer diferenca, humanizar.

Patricia S C Silva

Consultora PNH SC