Educação continuada: cuidar de quem já cuidou de alguém.

14 votos

Introdução:
Este projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos Ana Nataly Adriane Bezerra Trieste, Moisés Felipe da Costa Fernandes e Natália Celi Lima de Oliveira Nepomuceno do curso de Medicina da UFRN, durante o Estágio em Saúde Coletiva, na Unidade Básica de Saúde do Potengi, no município de Macaíba/RN. O estágio aconteceu sob a tutoria da Profª Ms Vyna Maria Cruz Leite e preceptoria da enfermeira Evaneide Costa dos Santos Diniz e Médicos Glauco Igor Viana dos Santos e Yuri Guilherme Alexandre Silva da Costa.
A comunidade adscrita à UBS do Potengi apresenta um elevado número de idosos, sendo superior ao observado para a população geral brasileira. Conquanto haja o empenho do Ministério da Saúde na divulgação de informação sobre saúde do idoso no Portal Saúde, o distanciamento teórico-prático do agente comunitário de saúde (ACS), potencial disseminador de informação à comunidade na Estratégia Saúde da Família por vezes ainda é percebido. O reconhecimento precoce de situações de risco à saúde e a capacidade de orientar e alertar aos demais profissionais de saúde, aos familiares e aos cuidadores pode prevenir agravos e promover saúde tendo um alto impacto positivo na redução de indicadores de morbidades na população idosa.

Objetivos:
É objetivo do presente trabalho promover capacitação sobre educação em saúde para o idoso com os agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde da Unidade Básica do Potengi, Centro de Macaíba/RN.
São objetivos específicos capacitá-los no(a):
– Identificação precoce de males decorrentes da terceira idade;
– Reconhecimento das situações de risco de quedas e acidentes no ambiente domiciliar;
– Propagação da informação sobre cuidados gerais com idosos entre familiares e cuidadores, por intermédio dos ACS.

Metodologia:
A atividade foi dividida em quatro momentos:
1° momento: Averiguação do conhecimento individual sobre questões relacionadas à saúde do idoso, feita de um momento lúdico de brincadeira tipo “quiz” de perguntas e respostas com sorteio aleatório, sendo o vencedor beneficiado com um brinde.
2° momento: Roda de discussão conduzida pelos acadêmicos sobre aspectos práticos dos cuidados gerais com idosos.
3° momento: Distribuição, para cada um dos presentes, de uma “Caderneta para o cuidador do idoso”, confeccionada pelos acadêmicos, a qual deve servir como material de apoio técnico às visitas domiciliares.
4° momento: Auto-avaliação e “feed-back” da atividade.

Resultados e discussão:
Nossa intervenção, realizada à tarde do dia 19/03/2012, teve a participação de três dos quatro agentes comunitários de saúde a que destinávamos o treinamento. Incluímos os demais funcionários da Unidade Básica Sáude (UBS), totalizando conosco 11 pessoas. Participaram: técnica de enfermagem, enfermeira, dentista, técnica de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais e os doutorandos. O médico não compareceu a atividade.
No primeiro momento da intervenção participaram do quiz, por decisão tomada em conjunto, os funcionários de nível médio, afim de não criar disputa desleal com os de nível superior. Optamos por realizar as atividades com o número máximo possível de pessoas presentes, a fim de permitir uma melhor socialização da equipe.
O quiz possuía 20 questões básicas sobre os cuidados com idosos, cujos participantes deveriam julgar as assertivas como verdadeiras ou falsas. Ao ganhador da brincadeira seria ofertado um brinde de chocolate (ovo de páscoa), fator que aguçou a competitividade entre os participantes e tornou a brincadeira um momento de aprendizado lúdico sobre a temática que logo mais seria abordada.
Julgamos esse primeiro momento um canal de facilitação do aprendizado, pois as respostas erradas às assertivas durante o “quiz” foram lembradas e reforçadas no segundo momento.
Os agentes comunitários tiveram um grande percentual de acerto nas questões, sendo que a ganhadora do brinde teve 100% de acerto após um desempate com a técnica de saúde bucal.
No segundo momento, discutimos em roda aspectos práticos do cuidado com o idoso permitindo a intervenção dos participantes, que após a atividade anterior mostraram-se bastante interessados na discussão. Levantamos os seguintes pontos na roda: Situação atual do idoso no Brasil, alimentação saudável, déficit auditivo, quedas, organização do ambiente doméstico, automedicação no idoso, prevenção de insônia, sinais precoces de demência, Incontinência urinária, prevenção de escaras em acamados, vacinação em idosos e maus tratos.
A “Caderneta para o cuidador do idoso” foi entregue juntamente com o início da roda de discussão. Todos tiveram a oportunidade de avaliar o material que recebeu julgamento favorável de todos. O conteúdo da caderneta encerrava o que fora abordado no segundo momento. Orientamos que a mesma seja entregue e usada instrumento informativo nas visitas domiciliares que os agentes comunitários de saúde fazem diariamente as famílias de suas respectivas microáreas, para tanto fornecemos 25 cadernetas aos ACS e seu arquivo em pdf para eventual necessidade de novas impressões.
Encerramos com um lanche para todos os presentes após duas horas de atividades realizadas. Solicitamos a alguns dos presentes comentários sobre a intervenção, nossa preceptora, a enfermeira Evaneide Costa dos Santos Diniz, relatou “Achei dinâmico e informativo na formação de multiplicadores no que se diz do cuidar dos idosos, ou melhor, capacitar os ACS de forma lúdica facilitando o aprendizado. Estão de parabéns!”. A cirurgiã-dentista da UBS, Jeciane Fernandes Gomes, afirmou ainda “Achei muito interessante a forma lúdica na qual foram abordados os assuntos, dessa maneira fica muito mais fácil aprender!”. Tendo como exemplos essas citações acreditamos que nossa intervenção atingiu o objetivo planejado, concluindo nosso quarto momento da intervenção.

Conclusão:
Ao término do estágio em Saúde Coletiva, vivenciamos plenamente com essa intervenção a oportunidade de sermos disseminadores do conhecimento obtido na academia retornando à sociedade parte de seu investimento com a nossa formação. Esperamos que a capacitação do ACS, peça fundamental nesse trabalho, possa influenciar diretamente em medidas capazes de melhorar a qualidade de vida da terceira idade presente na área de abrangência da UBS Potengi a curto, médio e longo prazo. Nos sentimos extremamente gratificados com esta intervenção e julgamos ser ela ferramenta simples, fácil, prática e de baixo custo capaz de incentivar o ACS na continuidade do seu trabalho com o pensamento voltado a atenção ao idoso. Deseja-se que esse tipo de capacitação tenha continuidade não apenas na UBS Potengi, mas que seja implementada em outras áreas do município de Macaíba servindo de exemplo, posteriormente, a todo o país.