O público e o privado na saúde: o SUS e algumas visões de atendimento público à saúde no mundo

11 votos

O atendimento aos doentes , como sabemos ocorre de duas maneiras ; aqueles que podem pagar usufruem dos melhores benefícios disponíveis ,os que não podem esperam por atendimento em filas intermináveis e algumas virtuais. O SUS traz consigo um antigo conceito que data desde 1988 da Constituição Federal , que diz " saúde ser direito de todos e dever do Estado , garantido mediante políticas públicas e econômicas que visem a redução do risco de doença…" Este princípio busca segundo Scliar(2007) desenvolver a dignidade aos brasileiros , no entanto o que percebemos é uma teoria que não ultrapassa as barreiras da utilização empírica.

Com isso não pretendo aqui fazer generalizações irresponsáveis mas questionar sobre oque realmente ocorre , pois se saúde é direito de todos porque o acesso à ela ainda é tão precário?

Em aula assistimos ao filme Sicko SOS saúde, do polêmico diretor Michael Moore , nele, Moore crítica o sistema de saúde americano que segundo ele é inexistente ,  o filme nos leva à uma viagem por diversos países para fazermos uma comparação com o atendimento aos doente nesses países e nos EUA , em seu desfexo final acaba levando um grupo de americanos para serem atendidos em Cuba e lá encontrarem acolhida como refugiados sem precisarem apresentar seus cartões de crédito. Sem dúvida uma irônica alegoria sob a visão de um cineasta revolucionário , porém o debate é aberto e surge a questão : Como os EUA podem ter um plano de saúde inferior aos seus vizinhos cubanos?

Se pensarmos à respeito podemos constatar que o Brasil possui um sistema satisfatório, pois há atendimento gratuito garantido por lei a todos.

Em casos de epidemias como a do crack , tão difundida e distorcida pela mídia o SUS tem desempenhado importante papel com esses sujeitos buscando atendê-los de forma a incluir em seu tratamento tudo aquilo que os cerca e não apenas tratar os sintomas , pois isolar esses doentes em manicômios não é uma solução , sem falar que essa atitude nos remeteria à Idade Média onde o leproso era isolado da sociedade até sua cura.

Ao refletir sobre todos os temas debatidos em aula percebo que a saúde é sim um direito idealisado desde Hipócrates ,  e que por muitas vezes é negligenciado . Felizmente há  instituições sérias que trabalham para melhorar esse quadro porém esbarram em burocracia e corrupção. O SUS é em sua essência um sistema que busca fazer com que o acesso à saúde seja respeitado , embasado em conceito da OMS que aponta sobre o reconhecimento do direito à saúde e da obrigação do Estado na promoção e proteção à saúde.

Revendo esses conceitos , creio que a obtenção de um atendimento aos doentes deva buscar muito mais do que apenas o atendimento à  doença, desconsiderando o indivíduo e o seu meio.Ao meu ver é difícil termos a cura de uma enfermidade se não forem respeitados diversos fatores que poçam ter desencadeado tal problema. Espero que a saúde no Brasil seja valorizada e os doentes tenham seu direito e acesso à ela respeitados.