De Passo em Passo: Caminho Saudável

12 votos

 “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.
Cora Coralina

    Este projeto foi desenvolvido pelos doutorandos Demóstenes Torres Neto, Érica Neves Leite e Hugo Sailly Moura Bezerra, do curso de Medicina da UFRN, durante o Estágio em Saúde Coletiva, na Unidade Básica de Saúde do Alto do Ferreiro Torto, no município de Macaíba/RN. O estágio aconteceu sob a tutoria da Profª Dra Ana Tania Lopes Sampaio e preceptoria da Enfermeira Ivana Patrícia Vilar e Médico Dr. Francisco de Vasconcelos (Dr Chiquinho).
    No Município de Macaíba tem se percebido um aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade na população. Na UBS do Alto do Ferreiro Torto, as consultas de hipertensão e diabetes são as em maior número ao longo do ano. Logo, faz-se necessário uma atenção prioritária, focada, mas ao mesmo tempo ampla, afim de se intervir nos diversos fatores que os afetam, lembrando do conceito ampliado de Saúde, envolvendo as esferas física, psiquica, emocional e social.
    Ao se realizar uma roda de conversa com a população da área abrangida pela UBS do Alto do Ferreiro Torto, o problema mais citado foi a ausência de um espaço para prática de exercícios. Assim, os doutorandos mais a equipe decidiram, junto a comunidade, pela criação de grupos de caminhadas nas várias microáreas abrangidas, preocupando-se também em possibilitar a criação de condições para que essas se mantivessem ao longo do tempo, estimulando sua prática rotineira e contínua.

OBJETIVOS:
Estimular a população adstrita da Unidade Básica de Saúde da Família do Alto do Ferreiro Torto a praticar atividade física de forma rotineira e contínua, de forma a estreitar os laços entre a equipe e a população, para que a população saiba que está sendo ouvida e que a unidade se preocupa com o seu bem estar, pensando no conceito ampliado de Saúde, envolvendo as esferas física, psiquica, emocional e social.
Específicos:
– Avaliar a população quanto aos fatores de risco para doenças crônicas;
– Esclarecer dúvidas da população em relação à prática de atividade física;
– Melhorar as condições físicas da população;
– Demonstrar a importância da prática rotineira de atividade física;
– Melhorar o elo Unidade-População.

METODOLOGIA:
    Ao chegarem na unidade, os participantes foram avaliados quanto a altura, circunferência abdominal, pressão arterial, peso, IMC e glicose. A equipe ficou responsável por coordenar e estimular a prática da caminhada, pela distribuição e preenchimento das Cadernetas de Caminhada Saudável e pela avaliação mensal desses parâmetros, permitindo o acompanhamento da evolução dos pacientes. Após avaliação inicial, foram realizadas orientações sobre alongamento, nutrição, hábitos saudáveis.

RESULTADOS:
    A adesão inicial foi de cerca de 30 pessoas, dentro do esperado, sendo a maioria hipertensa e com uma medida de circunferência abdominal acima do recomendado. Dentro dos participantes, encontravam-se pessoas de todas as microáreas abrangidas pela UBS.
    A população mostrou-se bastante interessada e motivada. Espera-se que a longo a prazo se obtenha resultados satisfatórios em relação a melhoria da saúde.

DISCUSSÃO:
    Nosso objetivo no projeto de intervenção sempre foi o de criar algo que falasse à comunidade, que realmente representasse uma demanda legítima; a execução da roda de conversa nos possibilitou capturar essa necessidade local, e a partir daí criar algo que tivesse chances reais de mudar aquela realidade. Ver a participação da população local, junto à equipe da UBS Alto do Ferreiro Torto, todos trabalhando juntos para que o projeto desse certo e assim, melhorar as condições de saúde de todos, foi algo de imensa valia para nós, doutorandos. Foi uma oportunidade ímpar de aplicar os conhecimentos adquiridos na academia, revertendo-o em algo palpável, concreto, simples e eficaz. Ou seja, vimos o tripé ensino-pesquisa-extensão sair da teoria e ir à prática! Essa vivência iremos levar para nossa prática médica, de como o profissional de saúde junto com a comunidade pode intervir positivamente nas condições de saúde da população. Esperamos que seja um bom exemplo para outras realidades, tanto em Macaíba, no RN, quanto em nosso país.