Doenças Negligenciadas: É Buscando na Comunidade que a Gente Encontra. Busca Ativa de Casos de Hanseníase.

14 votos

Introdução:
Este foi um projeto de intervenção realizado no município de Macaíba, pelos Doutorandos Giovanni Galeno e Raphael Dantas, sob a preceptoria do Dr. Honório Henrique e Tutoria da Profª Drª Ana Tânia e Profª Msª Vilani Nunes, no qual foi realizado uma busca ativa de casos de Hanseníase.
No Brasil, apesar da redução drástica no número de casos, de 19 para 4,68 doentes em cada 10.000 habitantes, no período compreendido entre 1985 a 2000 a hanseníase ainda se constitui em um problema de saúde pública que exige uma vigilância resolutiva. Em 1991, o país assumiu o compromisso de eliminar a hanseníase até 2005, quando se objetivava alcançar o índice de menos de um doente em cada 10.000 habitantes.
Em 2005, o país alcançou o número de 1,48 casos para 10.000 habitantes, embora tais valores nas regiões nordeste, centro-oeste e norte eram de 2, 14; 3,30 e 4,02 casos para cada 10.000 habitantes, respectivamente.
Nesse sentido, o MS lançou, em novembro de 2002, o Plano Nacional de Mobilização e Intensificação das Ações para a Eliminação da Hanseníase e o Controle da Tuberculose no Brasil, que tem reunido os mais diversos segmentos sociais em torno destas doenças, bem como os gestores do SUS e os profissionais de saúde.
Em 2011, foram notificados apenas 03 casos para todo o município de Macaíba, sendo 02 homens e 01 mulher.
A Hanseníase exige que a população seja informada sobre os seus sinais e sintomas, que tenha acesso fácil ao diagnóstico e tratamento e que os portadores possam ser orientados.
Metodologia:
Foi acordado com a equipe ESF o compromisso de se realizar na UBS o Dia “D” de Combate à Hanseníase, no dia 21 de março do corrente ano, durante todo o expediente, bem como sua divulgação no território.
Foram realizadas 02 visitas a secretaria estadual de saúde para Buscarmos Cartazes e Panfletos (cerca de 400), além de mais 01 Visita para Buscarmos Tubos de Ensaio (02 Tubos). Na secretaria municipal de saúde Macaíba, foi feita 01 visita para buscarmos os estesiômetros – monofilamentos padronizados (Kit contendo 06).
Foi feita a distribuição de panfletos nas visitas domiciliares e Sala de Espera da UBS (cerca de 250), além de divulgação através de cartazes e do “boca a boca”, além exame clínico naqueles que compareceram à UBS (Teste da Sensibilidade Térmica e Teste da Sensibilidade Tátil e Profunda).

Resultados:
Compareceram à UBS apenas 19 Usuários: 06 Homens (média de Idade: 48 anos) e 13 mulheres (média de Idade: 52 anos).
Foram encontradas 02 Pacientes femininas com quadro bastante sugestivo de Hanseníase: uma de 23 anos, com evolução desde a infância, com baciloscopia negativa na época; outra de 14 anos, com evolução mais recente.
Foram encaminhadas à dermatologia.

Bibliografia:
BRASIL, Ministério da Saúde. Guia para o Controle da Hanseníase. Brasília; MS, 2002.