Saúde na escola: contra escabiose e pediculose

15 votos

 Introdução
Este projeto foi realizado pelos doutorandos Artur Nóbrega de Oliveira, Mariana Lima Tôrres e Nathalia de Vasconcelos Ferreira do curso de Medicina da UFRN, durante o Estágio em Saúde Coletiva, no município de Macaíba/RN, sob a tutoria da Profª Ms Vyna Maria Cruz Leite e preceptoria da enfermeira Nayara Buccos e do médico Yuri Guilherme A. Silva Costa.
O pacto pela saúde instituiu que a promoção da saúde fosse prioridade no Brasil, uma vez que ao agir antes do adoecimento, muitos recursos são poupados e podem assim serem melhores direcionados. Transcender os limites da estrutura física da Unidade Básica de Saúde (UBS) e estar mais em contato com a comunidade é uma premissa para a melhoria da atenção à saúde e traz qualidade de vida à população. Porém, a assistência também não pode ser esquecida e ações curativas são importantíssimas no cuidado ao paciente.
Com base nesses aspectos, foi idealizada uma ação que unisse tanto a medicina curativa quanto a promoção à saúde, além da possibilidade de reprodutibilidade em outros momentos por diferentes equipes e em outros ambientes.
A pediculose e a escabiose, pela facilidade de transmissão, são muito comuns em escolas, creches, presídios e hospitais psiquiátricos. Dessa forma, o tratamento coletivo é necessário para evitar a propagação destas doenças e a reinfestação, assim como é importante melhorar os hábitos de higiene e fornecer orientações à população para evitar recorrências.
Justificativa
Após uma ação do Programa Saúde na Escola para o combate à obesidade infantil nas escolas da região de Mangabeira, em Macaíba/RN, identificamos crianças muito carentes e infestadas por pediculose e escabiose.
Na escola Santa Isabel, quase a totalidade dos alunos encontravam-se com pediculose e em alguns foi identificada escabiose. A partir desses achados, surgiu a idéia de voltar posteriormente para oferecer um tratamento a essas crianças e falar sobre os cuidados gerais que as mães precisam ter com elas para evitar recorrências.
Metodologia
A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Santa Isabel, localizada em Mangabeira, zona rural do município de Macaíba. Os pais dos alunos foram convidados a comparecerem à escola, onde foram realizadas as ações de prevenção e tratamento das referidas dermatoses. Foi solicitado também aos pais que trouxessem todas as crianças da família. O projeto compreendeu diversas ações, as quais serão especificadas a seguir.
1ª ação: compreendeu o atendimento individual dos pais para a identificação de casos suspeitos de pediculose e/ou escabiose. Nesse momento, em uma das salas de aula da Escola Santa Isabel foi iniciada uma triagem com as mães. Foi questionado se seus filhos estavam com pediculose e se possuíam alguma lesão de pele.
2ª ação: consistiu no exame clínico individualizado para casos suspeitos de escabiose, dessa forma, em outra sala de aula da Escola Santa Isabel foi organizado um mini-consultório para avaliação dessas crianças com suspeita de escabiose.
3ª ação: compreendeu a prescrição e a entrega de medicamentos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foram fornecidos Permetrina 1% loção para o tratamento da pediculose e Ivermectina 6mg para o tratamento da escabiose. Após ter sido realizada a triagem e terem sido identificadas todas as crianças com dermatose, foram prescritos os medicamentos adequados, os quais foram entregues às mães das crianças. Elas recebiam a medicação, juntamente com a orientação correta sobre a posologia e forma de utilizar.
4ª ação: consistiu numa sala de espera com orientações para as mães quanto às dermatozoonoses; orientações sobre alimentação saudável e montagem de pirâmide alimentar interativa; arte infantil com pinturas e desenhos; distribuição de balões e pipocas; e orientações sobre saúde bucal. As orientações sobre dermatozoonoses foram dadas pelos doutorandos, os quais explicaram no que consistia cada afecção, a forma de contágio e as formas de prevenção. As orientações sobre alimentação saudável foram dadas pela doutoranda Mariana na forma de uma dinâmica, na qual as mães deveriam montar uma pirâmide alimentar da maneira que elas achassem ser o correto e, em um segundo momento, seria mostrado seus erros e acertos, sendo ensinado o certo. Logo em seguida, a dentista da UBS de Mangabeira, Fabiana, deu orientações gerais sobre higiene bucal, reforçando o trabalho que ela promove dentro da UBS. Novamente com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foram conseguidas várias cópias de desenhos para as crianças colorirem. Estes foram distribuídos para entretenimento enquanto as mães participavam da triagem. Os agentes comunitários de saúde e as professoras da escola também participaram nessa ação, fazendo pinturas com tinta apropriada no rosto das crianças. Ao final da triagem, foram distribuídos balões para as crianças e pipoca para todos os que se encontravam presentes.
Resultados
O projeto de intervenção foi idealizado, planejado e efetuado em um curto espaço de tempo, seria de se esperar uma ação pouco proveitosa para os doutorandos e para a população, porém a criatividade e o empenho em se fazer algo proveitoso, apesar das dificuldades, nos levaram a pensar em fazer algo pelas crianças da escola Santa Isabel. O projeto de início tímido tomou proporções muitos significativas, superando até a melhor das nossas expectativas e proporcionando-nos aprendizado no planejamento de ações comunitárias de muita valia para nossa formação acadêmica. A participação da equipe foi importante, esperamos ter conseguido alertá-los para a necessidade de novas intervenções na comunidade e que o projeto desenvolvido possa ser reproduzido em outras escolas do município de Macaíba.