O Público e o Privado: Sistemas com os mesmos objetivos,visando uma SAÚDE de qualidade,o que difere são os “bastidores”.

12 votos

   Olá, sou acadêmica do 4° sem. de Psicologia, e estou tendo contato com a disciplina de Introdução à Psicol. da Saúde, e esta por sua vez, assim como todas as outras nos remete a questionamentos sobre a saúde dentro de um contexto amplo e complexo, sendo que na maioria das vezes não temos respostas exatas para contextualizar, e sim hipóteses que poderão ou não ser aceitas.

   Já que o tema em discussão é saúde pública e privada, assistimos á um filme "Sicko", o qual nos instigou a refletirmos um pouco mais sobre esta questão. Se ambos os sistemas possuem o mesmo objetivo, por que tanta diferença entre um e outro? A partir disso, estruturei uma possível hipótese para essa pergunta, porém, deixo claro que é o meu olhar sobre esta questão, e que este, pode ser reformulado tantas outras vezes.

   O sistema privado sempre foi colocado para a sociedade como sendo o melhor sistema de saúde, e que muitas vezes o é, pois disponibiliza da mais alta tecnologia para assistir aos seus usuários. Do outro lado, temos o sistema público, sendo este considerado como o "deficiente", pois não há ferramentas como aparelhos sofisticados pra atender  seus usuários, desta forma, a população é tendenciada a compreender que realmente o privado supre em todos os contextos as suas necessidades.

   No privado, pagamos pelo atendimento, e que nem sempre somos bem atendidos, ou melhor, pagamos por tudo, pois se precisar-mos de uma breve internação, estamos pagando até pela água que iremos beber. Mas isso é algo relevante, pois esta introjetado em nossa estrutura psíquica que o privado é o melhor lugar, pois não faltam medicações e o atendimento é de alta qualidade.

   Já o público, e falo do Sistema Único de Saúde (SUS), desde Caps, postos de saúde, hospitais dentre outros, não precisamos pagar por nada, mas também nem sempre somos bem atendidos, mas isso é visto como uma característica desse sistema, e mais, se precisar-mos de internação, não iremos pagar nem por nossos acompanhantes (e estes têm direito à vale refeições dentro do hospital), muito menos pelas medicações que iremos utilizar, porém, mesmo assim esse não é o melhor sistema de saúde.

   Diante dessas questões, fico intrigada, o que é que faz o privado ser "melhor" que o público? Por que as pessoas insistem em valorizar um e desvalorizar o outro?

   Tentei estruturar uma possível resposta para estas questões: entendo que a diferença entre um e outro está nas pessoas que administram, trabalham e que representam esses sistemas, e não nos próprios órgãos, pois estes são apenas os locais onde as pessoas são atendidas. E por que acredito que são as pessoas que interferem na representação desses sistemas? Analise comigo: Em um sistema privado, todas as partes trabalham com um objetivo em comum, o lucro, consequentemente, se qualquer membro desse sistema sair "de linha", esse sujeito estará fora do conjunto, então, todos trabalham unidos, garantindo o seu lugar, e de uma certa forma são "obrigados" a oferecer o melhor atendimento e a divulgar essa propaganda.

   Analisando da mesma forma o sistema público, não há um objetivo concreto que realize os desejos desse grupo, pois não há o lucro (são funcionários concursados e isso gera conforto e comodismo), com isso, cada um faz como acha que é certo e não há uma união entre as partes para que o sistema seja uniforme e que trabalhe realmente com o melhor atendimento. Lamentavelmente, essa é a grande diferença entre um sistema privado e um sistema público, no primeiro, há um empenho mútuo para que haja a promoção da saúde e no segundo esse empenho é individualizado, e por mais que alguns lutem para que seja "padrão", a grande maioria não pensa assim, não visam a melhoria da saúde, pois esse sistema não gera, para estas, benefícios secundários.

  Contudo, isso não é o suficiente, são os próprios trabalhdores do sistema público que denegrem a imagem deste, alegando que as propostas, gerenciamentos, atendimentos e tudo mais são falhos, com isso promovendo a imagem do sistema privado, o qual, por inúmeras vezes, se utiliza do público.