O público e o privado na saúde: A internação.

11 votos

 Ao refletir sobre o Sistema Único de Saúde, quando se referido à doença mental e crack, pude perceber que para o Poder Executivo, a solução encontrada é Internação, seja ela, comunidade terapêutica ou em casas de reabilitação. Isso se dá, pelo caráter econômico, que faz com que grupos privados como as indústrias farmacêuticas também fique pressionando para que pacientes com problemas mentais e de drogas, fiquem ao controle deles.
Todavia, a internação compulsória, também tem o intuito de privar os cidadãos de seus direitos. Este é um dos grandes problemas encontrados, o que faz dificultar o trabalho da Rede, que tem o propósito de inserir o individuo novamente a sociedade. Tendo em vista os serviços oferecidos pelos CAPS, tendo como finalidade, reatar laços sociais. Portanto o tratamento aberto constrói cidadania e respeito para com o outro.
O Brasil precisa de justiça social, para que as Redes como (Hospitais, Caps, Centro de convivências , dentre outras), funcione bem. Sendo este um dos passos necessários para que não se consolide novos manicômios.