HUT realiza projeto educativo sobre diabetes

12 votos

Com o intuito de reforçar a importância da educação em saúde para a prevenção e tratamento, o Hospital de Urgência Dr Zenon Rocha está realizando o projeto “conheça o Diabetes e viva Melhor”, através da promoção de ações socioeducativas desenvolvidas semanalmente pelo Serviço social.

O projeto visa dialogar com os pacientes internados na clinica cirúrgica do HUT, principalmente os que sofrem com diabetes e suas complicações, mas almejando também um atendimento preventivo, com a participação dos acompanhantes destes usuários. E conta com a contribuição de uma equipe multidisciplinar do hospital, com profissionais da nutrição, enfermagem e serviço social do HUT.

“O auto-cuidado e a participação da família são essenciais no tratamento. Dessa forma, buscamos democratizar as informações sobre os serviços de reabilitação e protetização disponíveis na rede SUS, realizando, dentre outras atividades, reuniões temáticas multidisciplinares de educação em saúde para os usuários e seus respectivos acompanhantes”, explica a assistente social Francisca Lima.

Outras ações socioeducativas são implementadas pelo projeto: o acolhimento aos usuários amputados nas enfermarias, a realização de ações socioeducativas de incentivo ao auto-cuidado, rodas de conversa com os usuários, e a distribuição de material informativo sobre o diabetes.