Dia Mundial de Doação de Leite Materno será comemorado em maio

16 votos

 O mês de maio será marcado pela mobilização em prol da doação do leite materno. É que a partir desse ano será comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e os bancos de leite de todo o Brasil se mobilizam para sensibilizar a sociedade da importância deste ato de solidariedade.
No Piauí, o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa- MDER prepara uma manhã de atividades na área de lazer da Ponte Estaiada, onde serão realizadas atividades físicas, distribuição de panfletos de campanha e compartilhadas informações acerca da doação de leite. “A ideia é incentivar a doação ao mesmo tempo em que comemoramos a data”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz.
A campanha, que é uma mobilização nacional apoiada pelo Ministério da Saúde e a Rede Fio Cruz, traz como tema “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece!”. No Piauí, a campanha tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde.
É essencial que as mulheres que estejam amamentando entendam a importância de doar a produção excedente. O leite doado será ofertado aos prematuros internados, aos bebês filhos de mães portadoras do HIV ou outros problemas que impedem a amamentação. Na Maternidade Dona Evangelina Rosa, cerca de 80 bebês precisam de doação de leite diariamente para sobreviver.
A mobilização também irá reforçar a campanha “Faça parte do Clube 2X mãe”, lançada em janeiro de 2012 pelo diretor da maternidade Francisco Martins e a secretária de saúde do Estado, Lílian Martins.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER possui o título “Hospital Amigo da Criança” oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Unicef. Entre os critérios para a concessão deste título, está o incentivo ao aleitamento materno.

Por Carolina Durães
Assessoria de Comunicação