DSM V – mais olhares críticos sobre a nova edição

11 votos

 

Divulgamos esta importante palestra sobre o nefasto DSM V. Em outro post, indicamos a leitura d’ O Livro Negro da Psicopatologia Contemporânea, que será referência para esta fala de Nilson Sibemberg.

 

O INSTITUTO APPOA ATRAVÉS DA LINHA DE TRABALHO PSICANÁLISE, POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE MENTAL CONVIDA:

QUESTIONANDO O DSM -V E SEUS EFEITOS NO CAMPO DA CLÍNICA PSIQUIATRICA E PSICANALÍTICA

Com: Nilson Sibemberg
Data: 19/05/2012
horário: 10 horas
O lançamento do Manual de Diagnóstico e Estatística em Saúde Mental na sua terceira versão – o DSM III – no início dos anos 80, constituiu um marco na história da psiquiatria contemporânea, trazendo consigo significativa repercussão na vida das pessoas, tanto na esfera singular quanto na social. Desde então, a Associação Americana de Psiquiatria já lançou o DSM lV, cuja vigência científica está chegando ao fim, e prepara-se para o lançamento do DSM V no início de 2013. Se o DSM III propunha unificar termos diagnósticos para fins de pesquisa neuropsiquiátrica no âmbito global, o DSM lV foi mais além e se apresentou como referência para o estudo da psicopatologia. Qual a nova proposta embutida no DSM V? Que consequências a globalização da influência deste manual tem produzido no campo da psicopatologia e da clínica psiquiátrica e psicanalítica, bem como na vida subjetiva moderna? Estas são algumas questões que estarão, com outras tantas, em debate.
Textos de referência para o debate oriundos do Livro Negro da Psicopatologia Contemporânea/ Org Alfredo Jerusalinsky e Silvia Fendrik- São Paulo: Via Lettera, 2011 :

1.Simbemberg, Nilson. Autismo e Psicose Infantil. O Dignóstico em debate.

2.Bernardino, Leda Maria Fisher. A questão da psicose na infância, seu diagnóstico e tratamento diante do " desaparecimento" da atual nosografia.

3. Jerusalinsky, Alfredo. Gotinhas e Comprimidos para crianças sem história. Uma psicopatologia pós- moderna para infância.