Médicos se encontram para discutirem a gestão participativa no HILP

12 votos

 Com a finalidade de discutir a implantação do colegiado gestor, a equipe médica do hospital Infantil Lucídio Portella se reuniu  com os Diretores e o seu grupo de humanização,  nos dias 11 e 12 /05 . Além dos membros do GTH, estiveram presentes 16 médicos, das áreas do ambulatório, enfermarias e UTI do hospital.

 
O Dr. Ednaldo  (Diretor Geral) abriu os eventos esclarecendo que a gestão participativa é uma estratégia que além de fortalecer os vínculos entre os trabalhadores e os gestores, favorece a problematização e a resolutividade dos problemas demandados no âmbito hospitalar. “Quem está diretamente no setor é quem tem mais capacidade de perceber os problemas e apontar as sugestões para as mudanças necessárias, complementou. 
 
Na sequência das discussões,  Emília (Coordenadora do GTH) fez uma explanação sobre as Diretrizes da PNH, enfocando o Acolhimento, o Acolhimento com classificação de risco, a Clínica Ampliada, a Gestão Participativa e a Co-gestão, como ferramentas essenciais para a efetivação da humanização dos processos de trabalho. Esclareceu que o Colegiado gestor é uma aposta da PNH para mudar as formas de gestão do serviço de saúde, a partir da inclusão dos trabalhadores e usuários nas discussões e decisões administrativas.
 
Desde  novembro de 2011, o GTH vem disparando vários encontros com os trabalhadores do hospital,  tendo como foco a discussão dos conceitos da gestão participativa e co-gestão, o trabalho em equipe, participação, planejamento, avaliação, entre outros temas, com a finalidade de implantar o colegiado gestor do hospital.
 
Os encontros são realizados  por área/setor, na perspectiva de suscitar uma maior sensibilização e engajamento dos trabalhadores na construção desse processo. Além das discussões, são compartilhados textos sobre a temática, seguido de reflexões e relatos sobre o cotidiano dos processos de trabalho.
 
A proposta é que cada área/setor escolha de forma democrática o seu representante para tomar assento no colegiado gestor. As funções dos representantes de cada área são: ser um elo de comunicação entre o setor e o Coordenador do colegiado; levar e trazer propostas/encaminhamentos do seu setor para o colegiado, dentre outras.
 
No dia 29 do mês em curso, de acordo com a pactuação feita no último encontro do GTH, será implantado oficialmente o colegiado gestor do Hospital, com a participação dos trabalhadores, gestores, usuários e convidados.
 
Os colegiados são potencializadores de uma cultura de comunicação e de relações entre os atores da produção de saúde, de modo que as equipes se mobilizem na definição de objetivos comuns, de projetos institucionais que promovam a otimização das práticas de trabalho, com impacto na qualidade do atendimento dos usuários.