Notificar é Preciso

17 votos

Introdução
Este foi um projeto de intervenção desenvolvido pelos doutorandos Carlos Samir de Lima e Valney de Morais Nunes Teixeira, durante o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva do 9º período do curso de Medicina da UFRN. O Estágio aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ferreiro Torto, no município de Macaíba/RN (Na grande Natal), sob a tutoria da Profª. Dra Ana Tania Lopes Sampaio e preceptoria da Enfermeira Silvana Patrícia e Médico Dr. Francisco Silva.
A lei nº 8.080/90 define no âmbito do SUS Vigilância Epidemiológica-VE como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”. São funções da VE: coleta de dados; processamento dos dados coletados; análise e interpretação dos dados processados; recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle indicadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes. SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria GM Nº 2325/2003 MS), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.
Durante as 7 semanas de internato do Estágio em Saúde Coletiva na UBS do Ferreiro Torto vivenciamos a rotina do médico no âmbito da Atenção Básica tendo como pressuposto orientador o processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família, Dentre os principais problemas identificados, a partir do processo de territorialização, identificamos a subnotificação de agravos. Somente foram realizadas 5 Notificações durante todo o ano de 2010. Neste sentido, como resultado de uma roda de conversa com equipe da UBS e membros da Comunidade optamos em intervir sobre esta realidade e realizar o Projeto “Notificar é Preciso”. .

Objetivos
Realizar Oficina de Sensibilização e orientação sobre a importância da notificação compulsória no sistema de saúde visando identificar os principais agravos e sintomas suspeitos na Comunidade do Ferreiro Torto.
Metodologia
A intervenção foi realizada na UBS do Ferreiro Torto no município de Macaíba/RN, onde atua uma Equipe de Saúde da Família composta por: 01 médico, 01 enfermeira, 01 dentista, 01 técnica de enfermagem, 01 auxiliar de consultório dentário (ACD) e 04 ACS. A oficina foi realizada com utilização de algumas ferramentas da Pedagogia Vivencial Humanescente (SAMPAIO, 2009), tendo em vista que foram pautadas nos princípios da criatividade, sensibilidade, ludicidade e reflexividade vivencial (sobre o contexto das notificações). Houve participação de toda a equipe da UBS e a Oficina constou da seguinte programação:
• Discussão interativa sobre o Conceito de Notificação;
• Dinâmica de esclarecimento sobre quem pode e quem é obrigado a notificar agravos na comunidade;
• Divulgação e fixação de Lista Nacional de Doenças de Notificação compulsória nos espaços da UBS;
• Ênfase na partilha de responsabilidade da Notificação
• Pactuação coletiva dos membros da equipe para o cuidado e notificação de suspeitos de agravos notificáveis
• Exercício de preenchimento de uma Ficha de Notificação
• Vivência Lúdica de conhecimento dos sintomas e procedimentos das doenças mais prevalentes.

Resultados
A intervenção aconteceu no dia 08 de maio de 2012. A programação da Oficina foi cumprida na íntegra iniciando-se às 09 horas da manhã. Contou com a participação de toda a equipe da UBS. Houve uma boa participação e discussão da equipe com interação durante as diferentes etapas da intervenção. Percebeu-se que os Agentes de Saúde não tinham noção do impacto da subnotificação na situação de saúde da Comunidade do Ferreiro Torto e achavam que esta atividade era algo mais específico do médico e enfermeiro. Os sintomas das doenças mais comuns na comunidade foram projetados de forma lúdica e percebeu-se a apropriação do conteúdo principalmente por parte dos Agentes Comunitários de saúde

Conclusão
Através dessa intervenção foi possível socializar conhecimentos adquiridos nos momentos presenciais de fundamentação teórica do Estágio em Saúde Coletiva durante nossa formação médica e contribuir para uma futura mudança positiva nos registros das semanas epidemiológicas da Comunidade do Ferreiro Torto. Espera-se com esta intervenção oportunizar a notificação de dados epidemiológicos, interpretação e produção de informações que gerem conhecimento proporcionando a elaboração de boletins epidemiológicos compatíveis com a real situação de saúde da comunidade.