Inspirando Vida

17 votos

Apresentação:

Esta intervenção foi desenvolvida de 18 a 22 de junho de 2012, pelos doutorandos do nono período do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Antônio Maxsuelton, Beatriz Millions e Laíse Fechine, durante o Estágio em Saúde Coletiva, na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila São José, em Macaíba – Rio Grande do Norte (RN), sob a tutoria da enfermeira Vilani Nunes e sob a preceptoria do médico Dr. Jailton Barbosa e da Enfermeira Gracimani Trindade.

Introdução:

A tuberculose (TB) é uma doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), a qual afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. Constitui um problema de saúde prioritário no Brasil que vem exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública. Estas ações integradas ampliam a capacidade de detecção e tratamento precoce dos casos, interrompendo a cadeia de transmissão, com contribuição para a redução da morbimortalidade da tuberculose em 50% até 2015 e para a sua erradicação como problema de saúde pública em 2050, segundo as metas do milênio para o controle da doença, estabelecidas pela OMS.
O Brasil é um dos 22 países priorizados pela OMS, que representam 80% da carga mundial de TB. Os indicadores de 2007 colocam o país na 19ª posição em relação ao número de casos e na 104º posição em relação ao coeficiente de incidência. Em 2008 a TB foi a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a 1ª causa de morte dos pacientes com AIDS.
Em 2011, foram 81.570 casos de tuberculose confirmados no nosso país. Neste mesmo ano, o RN teve 1.184 casos confirmados dessa doença.
Macaíba já foi considerada município prioritário no combate à tuberculose no estado do RN devido à elevada incidência. O gráfico abaixo revela que essa doença é endêmica nesse município, apresentando pequenas oscilações nas taxas de incidência nos últimos seis anos. Entre janeiro e abril de 2012 já são 12 casos notificados.

No bairro Vila São José, após 2 anos com notificação negativa para a doença (nos anos 2010 e 2011), o que se percebe atualmente é um novo aumento na incidência de tuberculose (ver gráfico abaixo). Em 2012, de janeiro à metade de junho, já temos 02 casos confirmados, ambos residentes na Travessa São Francisco. Isso nos coloca em um estado de maior vigilância para a ocorrência de um possível surto na área de abrangência da Unidade Vila São José, em especial nesta travessa.

.
Diante do exposto, o presente trabalho busca o combate à disseminação da doença justamente no local de maior foco atual da TB no bairro Vila São José (Travessa São Francisco) através de ações de profilaxia, além de ações direcionadas ao tratamento daqueles com doença ativa, visando a desestruturação da cadeia de transmissão deste sério agravo tão impactante na saúde pública.

Objetivo Geral:

Fazer busca ativa dos sintomáticos respiratórios e dos contactantes de pacientes bacilíferos nos moradores da Travessa São Francisco, em Vila São José, Macaíba – RN.

Objetivos Específicos:

1) Investigar os casos sintomáticos para TB e indicar o tratamento naqueles com confirmação diagnóstica;
2) Busca ativa da infecção latente por tuberculose (ILTB) e indicar a quimioprofilaxia secundária naqueles que preenchem critérios;
3) Capacitar os profissionais de Saúde da USF Vila São José para investigação e manejo da tuberculose;
4) Orientação à população aos cuidados para prevenção dessa doença.

Metodologia:

Este trabalho foi realizado de acordo com o preconizado Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde, de 2011.
A intervenção foi dividida em seis momentos distintos:
1) Divulgação através de panfletagem convidando os residentes da Travessa São Francisco a participar do Projeto “Inspirando Vida”;

2) Visitas domiciliares às residências da Travessa São Francisco para:
a.  Investigação de casos sintomáticos através de exame físico, solicitação de radiografia de tórax e baciloscopia do escarro;
b.  Investigação dos contactantes de pacientes bacilíferos: realização da prova tuberculínica (PPD) por profissional capacitado;
Ao final desse momento, foi oferecido um lanche para os moradores da referida Travessa e à Equipe.

3) Capacitação sobre investigação e manejo da tuberculose, através de exposição dialogada, para profissionais de saúde da USF Vila São José;

4) Leitura dos PPD’s por profissional capacitado e entrega de panfletos educativos sobre TB para os pacientes participantes do Projeto;

5) Realização de radiografias de tórax em hospital regional em todas as crianças contactantes de pacientes bacilíferos e nos adultos com PPD ≥ 5 mm;

6) Encaminhamento dos casos sintomáticos e de ILTB para médico infectologista para avaliação quanto à necessidade de tratamento;

Resultados e Discussão:
De um total de 56 moradores da Travessa São Francisco, 20 atenderam aos critérios de inclusão deste trabalho. Destes, 2 eram sintomáticos respiratórios e 18 eram contactantes de pacientes bacilíferos.
Aos sintomáticos foram solicitados radiografias de tórax e baciloscopias, além da realização de encaminhamentos direto para médico infectologista.
Dentre os contactantes bacilíferos, 11 tiveram PPD reator (61%) e 8 tiveram PPD não reator (39%). Dentre os reatores, 10 realizaram radiografia de tórax, e dos não-reatores esse número foi de 2, totalizando 12 radiografias. Deste total, 1 (5%) apresentou alteração sugestiva de TB pulmonar neste exame.
Do total de participantes deste trabalho, 13 foram encaminhados ao infectologista, com 10 pacientes com indicação para quimioprofilaxia secundária e 3 com indicação de confirmação diagnóstica para posterior tratamento da doença ativa.
Com relação à confraternização realizada com os moradores da referida Travessa, foi oferecido um lanche à comunidade e aos profissionais da USF e todos os participantes puderam expor sua opinião e gratificação sobre a atividade realizada. Os panfletos entregues também trouxeram resultados bastante positivos: os pacientes relataram esclarecimento quanto à doença e aquisição de novos conhecimentos sobre a mesma.
Quanto à exposição dialogada sobre tuberculose para 9 profissionais da USF Vila São José, realizada no dia 21 de junho de 2012, com o auxílio de equipamentos audiovisuais, foi possível compartilhar informações sobre esse sério problema de saúde pública, contribuindo com uma melhor capacitação em relação à abordagem dessa temática. Ao final dessa exposição, foi entregue aos profissionais um material informativo com fluxogramas didáticos, e realizado uma confraternização, na qual os profissionais relataram satisfação com o trabalho apresentado.

Conclusão

Através desta intervenção, foi possível contribuir com a busca ativa de novos casos de tuberculose e de exercer ações profiláticas na população de alto risco, para que assim se possa quebrar a cadeia de transmissão deste agravo na comunidade. “Inspirando Vida” não só almeja a ausência de doença para acrescentar dias à vida daqueles da comunidade, mas também inspira acrescentar vida a esses dias.