Oficina Apoio Integrado em seu ultimo dia presencial

14 votos

Pela manha tivemos  a fala "Apropriando se das fontes de informacoes estrategicas" incluindo o Mapa da Saude e a Sala de Situação, espaços virtuais do Ministerio da Saude onde encontramos dados indicadores da saude nacional e que serao utilizados pelos apoiadores e todos os sujeitos participantes deste processo: gestores estaduais, municipais equipes de trabalho, usuarios do SUS.

Em seguida trabalhamos em grupos mistos de estados e secretarias  debatendo e "Ampliando a capacidade de analise e intervenção". Buscando responder a questao Como as Ferramentas apresentadas podem potencializar o apoio integrado nos territorios? Este debate aconteceu ao mesmo tempo que os grupos puderam experimentar a ferramenta, o que foi um processo muito vivo, uma vez que pudemos identificar quais os dados disponiveis para compor os cenarios dos territorios.

No grupo do qual participei surgiram questoes muito significativas do ponto de vista da humanização como: valorizar o olhar avaliativo no processo e nao so o dado frio, compartilhar com os produtores dos dados o que eles representam e se sao retratos fidedignos e os dados como feramenta de gestao e produção de coletivos participativos.

 

Patricia S C Silva

Consultora PNH SC

Coletivo Regiao Sul