Projeto Educação Pernanente em Saúde em Nova Alvorada do Sul/MS.

11 votos

              

Dinaci Ranzi                                        
              O Projeto Educação Permanente visa construir de forma democrática e participativa elementos teóricos e práticos que dêem suporte aos trabalhadores em saúde. Tal Projeto oportuniza a qualificação da Gestão, pautado nos preceitos da Política Nacional de Humanização, contribuindo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Alvorada do Sul, na melhoria da gestão, da qualidade permanente do aprendizado, valorizando e estimulando a metodologia da roda de discussão, construindo conhecimentos e apresentando um conjunto de estratégias com o objetivo de alcançar a qualificação profissional.
  O Projeto Educação Permanente é baseado no método participativo, a partir dos problemas detectados.  Para tal selecionam-se as prioridades e ações conjuntas entre os atores, por meio de encontros com os Agentes Comunitários de Saúde, utilizando técnicas instrucionais de acordo com a realidade de cada situação encontrada, como oficinas de sensibilização, dramatizações, dinâmicas, palestras, reuniões, estudo de textos, vídeos, relatos de experiências, trabalhos em grupo e estudo de caso.
Mensalmente há reuniões para debater vários temas sugeridos pelos profissionais e equipe, como assuntos relacionados à atualização dos programas de saúde, questionamentos e casos frequentes que ocorrem nas Estratégias de Saúde da Família-ESF, o projeto tem a coordenação da Fisioterapeuta Thalita Matos, que busca de forma responsável trabalhar com uma Equipe multidisciplinar.


  O projeto busca fortalecer as relações humanas e as relações sociais, pois envolvem atores diferentes com intenções e interesses diferentes. São também relações onde emergem conflitos, justificado pelos diferentes pontos de vista. Transformar essas relações requer o reconhecimento das diferenças e de que modo elas atrapalham o processo de construção desejada pelos grupos humanos.
  Ainda oportuniza aos trabalhadores analisar os serviços de saúde e organizar dentro das necessidades do usuário e isto permite também a compreensão da proposta do adequado fluxo e do acesso aos usuários, facilitado por um pacto interno de gestão, tratando-se, pois, de um processo de construção de uma política já constituída, centrada na formação e na discussão de novas posturas e propostas de trabalho.
A partir da necessidade de novas estratégias de desenvolvimento, em determinado local, o trabalho organizado passa por adaptações e inovações nas práticas e serviços de saúde visando novas formas de valorização e de participação da sua população como algo que não está contido nas teorias tradicionais do desenvolvimento.


Este projeto conta com apoio de diversos profissionais, dentre eles que destacar o mais novo parceiro Dr. Lucas que juntamente com a Equipe da Thalita buscam fazer fortalecer o vinculo e saber entre a equipe multidisciplinar  que conta com nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, psicóloga, fonoaudiólogo levando formação aos Agentes Comunitários e trabalhando com os usuários posteriormente a promoção a saúde.
A minha intenção é destacar aqui a valorização dos trabalhadores da Secretaria de Saúde de Nova Alvorada do Sul/MS, fazendo uma homenagem a todos os trabalhadores em nome da Fisioterapeuta Thalita e ao seu mais novo parceiro Dr. Lucas que apostam na construção e fortalecimento do SUS e afirmando que em Nova Alvorada do SUS dá certo.