Banco de Leite da Evangelina Rosa recebe homenagem da Fiocruz

10 votos

O Banco de Leite  da Maternidade Dona Evangelina Rosa- MDER  foi um dos 146 Bancos de Leite Humano que  recebeu uma homenagem da Rede Nacional de Banco de Leite/Fiocruz, por contribuir na manutenção da qualidade da informação registrada no Sistema de Produção da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, no período de 2006-2011.

O Sistema de Produção da RedeBLH é uma ferramenta de gerenciamento importante para os Bancos de Leite Humano (BLH) e para as Coordenações Estaduais e Nacional. Os dados cadastrais e de produção dos BLH e Postos de Coleta são reunidos neste Sistema, facilitando a manutenção dos dados atualizados, possibilitando a difusão a todos que acessam o Portal da Rede BLH.

A coordenação de cada Banco de Leite Humano realiza o gerenciamento dos dados via Web, incluindo, alterando e excluindo. Sendo responsável pelas informações dos dados correspondentes ao seu BLH/Posto de Coleta.

Para a coordenadora do Banco de Leite da MDER, Vanessa Paz, a homenagem concedida pela Fiocruz funciona como um termômetro dos serviços prestados. “É uma forma da matriz avaliar a qualidade dos serviços que estamos prestando. É um certificado de confiabilidade, que mostra que estamos trabalhando dentro dos padrões exigidos” , declara.

No Piauí, o Banco de Leite  tem uma função social importante, como a redução da taxa de mortalidade infantil e o incentivo do aleitamento materno. A instituição é responsável pela alimentação de todos os bebês internados na Maternidade Evangelina Rosa-MDER que não podem receber leite diretamente da mãe. Além disso, o BLH é também área de estágio para profissionais em formação acadêmica nas áreas de enfermagem e nutrição.

 

Por Carolina Durães 

Assessoria de Imprensa