A Gestão participativa no Hospital Regional de Nova Andradina/MS.

10 votos

A Gestão participativa no Hospital Regional de Nova Andradina/MS.

                                                                                    Dinaci Ranzi

A proposta que apresentamos é um modelo, de racionalidade gerencial hegemônica, segundo Campos  (2000) produz sistemas de direção que se alicerçam no aprovisionamento da vontade e na expropriação das possibilidades de governar da maioria. Estes sistemas, mais do que comprar a força de trabalho, exigem que os trabalhadores renunciem a desejos e interesses, substituindo-os por objetivos, normas e objeto de trabalho alheio a eles.
A nossa aposta não está na capacidade de controle e de hierarquização das funções, ao contrário, apostamos num modelo que prime pelo protagonismo dos sujeitos, pela capacidade de instituir compromissos e de responsabilização de todos.
Implantamos a gestão participativa, como uma nova forma de entender o processo de atenção à saúde que considere; (i) O trabalho em equipe como somatório de ações de cada profissional, como uma linha de montagem de ações preventivas e curativas; e (ii) a promoção de arranjos institucionais que permita a atuação integrada e coordenada de um grande número de trabalhadores envolvidos no trabalho.


A constituição da Gestão Colegiada
• Os colegiados de unidades funcionais, constituídos pelo conjunto dos trabalhadores, para a gestão dessas unidades;
• Os colegiados de linhas de cuidado, constituído pelos gerentes das diversas unidades funcionais que conformam a linha, para a pactuação e integração das ações que perpassam mais de um setor do hospital, voltados mais para os aspectos técnicos do cuidado;
• O colegiado de direção, constituído pelos coordenadores das linhas de cuidado e/ou das unidades funcionais, num espaço de articulação para a definição da política da organização e para avaliação de seu desempenho.
Os colegiados de unidades funcionais têm como atribuições principais a elaboração do plano de ações; a execução da gestão operacional; a integração entre os membros da equipe.


A sua forma de trabalho é baseada no contrato de gestão, no qual cada unidade funcional negociará e estabelecerá com a direção um contrato, se comprometendo a produzir e desenvolver programas e atividades específicas visando o aprimoramento do desempenho da unidade, tendo como contrapartida o apoio e infra-estrutura básicos necessários ao desenvolvimento do plano.
Funcionamento e atribuições dos colegiados requerem o compromisso dos diretores, gerentes, coordenadores e representante dos trabalhadores (este eleito por eles próprios).

Enfim, implantação do trabalho perpassou pela discussão inicial do escopo do organograma e cada etapa seguinte foi discutida com a equipe como trabalhar o funcionamento do organograma construído, destacando a função, atribuição e responsabilização de cada gerência e unidade funcional, e nos meses subseqüentes foi construído as estratégias de gestão que visa à qualificação em conjunto com os Diretores, Gerentes, Coordenadores e trabalhadores.

Desta forma Dr. Norberto Fabri, Enfª. Ana Lucia e Contador Marcio Luis Diretores juntamente com a Equipe do Hospital de Regional do Município de Nova Andradina/MS, vem construindo uma gestão participativa e comprometida com o SUS que dá certo.