Projeto Mad Alegria da FMUSPHC: alunos fazendo arte no hospital

11 votos

O Mad Alegria é um projeto da FMUSP que prepara estudantes da área da saúde para atuarem como palhaços de hospital no Complexo do HCFMUSP, utilizando a linguagem de clowns como recurso de humanização do atendimento.

Grupo de Doutores Palhaços do Mad Alegria e a coordenadora do projeto Dra. Maria Aparecida Basile. Fonte: Revista Onco&.

Foto: Grupo de Doutores Palhaços do Mad Alegria e a coordenadora do projeto Dra. Maria Aparecida Basile. Fonte: Revista Onco&.

Sob a denominação de Doutores Palhaços e com o lema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, de Mahatma Gandhi, o grupo ressalta a importância da humanização no relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes, criando uma situação de encontro em que a atividade lúdica pode propiciar aproximação, acolhimento, comunicação e possibilidade de desenvolvimento de recursos de enfrentamento ao adoecer.
O Mad Alegria surgiu em agosto de 2010, por iniciativa e interesse de alunos que se uniram para colocar em prática o projeto existente desde o ano de 2005. O projeto conta com apoio da Diretoria e do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina, da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e da Fundação Faculdade de Medicina.
Os próprios alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia da USP compõem o grupo de Doutores Palhaços do Mad Alegria, sob coordenação da professora Maria Aparecida Basile – do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.
O Mad Alegria ganhou força e transformou-se em uma atividade de extensão universitária.
Apesar do clima descontraído, o trabalho é sério. Antes de os Doutores Palhaços estarem aptos a visitar os quartos dos pacientes, passam por um período de formação, com aulas práticas e teóricas em um curso com duração semestral. Este ano quem está ministrando as capacitações é o conceituado grupo de clowns Doutores da Alegria – organização de cunho social pioneira, que desde 1991 trabalha em ambientes hospitalares com a arte do palhaço.
A finalidade, contudo, não é formar palhaços que contam piadas e levam todos às gargalhadas, mas sim prover os alunos de recursos comunicacionais para acolher o paciente, e até em certos casos lidar com sua doença e sofrimento, além de conforto e alívio. A principal qualidade dos clowns é deixar o paciente à vontade e ajudá-lo a entender sua situação ao permitir-lhe expressar suas angústias e vontades.
O Mad Alegria concentra suas atividades particularmente no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. As visitas acontecem semanalmente, quando grupos de dois ou três estudantes passam aproximadamente três horas dentro do hospital, realizando visitas que duram entre 15 e 20 minutos por quarto.
O projeto Mad Alegria conta ainda com uma oficina de Contação de Histórias, cujo objetivo é oferecer mais subsídios para enriquecer a performance do clown e aumentar as possibilidades de abordagem por parte dos alunos.
Para maiores informações sobre o projeto acesse o site do Mad Alegria:
https://www.madalegria.org.br/

 

Por: Izabel Rios e Pedro Resende, do NTH-FMUSPHC

Fonte:
https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=17351
https://revistaonco.com.br/wp-content/uploads/2012/07/ONCO_12.pdf
https://www.doutoresdaalegria.org.br/
https://www.madalegria.org.br