CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE – SEMSA MANAUS

16 votos

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) promove, de 14 a 17 de agosto, das 8h às 18h, o Curso de Qualificação em Educação Popular em Saúde. A iniciativa, inédita no Estado, tem o objetivo de investir na capacitação dos profissionais de saúde a utilizarem novas metodologias e estratégias de atuação junto à comunidade ancoradas na Educação Popular em Saúde, de modo que possam contribuir com as ações de prevenção e promoção.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Francisco Deodato, este é um momento novo para a Semsa e deve representar um grande avanço nas atuais práticas educativas. “Os profissionais serão sensibilizados para a adoção de uma proposta pedagógica democrática, horizontal, que articula saberes, constrói o conhecimento de maneira compartilhada, que tem por base o diálogo e a escuta, que considera a afetividade e o cuidado”, disse Deodato.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), que é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia. A instituição é um dos membros da Rede de Escolas e Centro Formadores em Saúde Pública/Coletiva. De acordo com a técnica da Gerência de Educação na Saúde (Gesau), Denise Amorim, responsável pela Educação Popular em Saúde no município, a parceria se destaca pelo pioneirismo, tanto no que se refere ao atendimento ao público específico da Semsa, quanto pela temática do Curso. “A parceria com a Fiocruz, órgão formador de notória competência, vem fortalecer este processo de Educação Popular em Saúde”, disse Amorim.
O curso é voltado para 150 servidores que devem atuar como multiplicadores destas novas práticas, avançando para além das atuais técnicas educativas, centradas em palestras e distribuição de materiais educativos, para métodos de intervenção que considerem o saber popular, sua linguagem e seus costumes.

A programação contará com a participação de convidados que atuam na Educação Popular e que desenvolvem projetos importantes na área e que dialogam com outros segmentos da sociedade, como a gestão do SUS, os movimentos sociais e populares. Entre os facilitadores estão representantes da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – SEGEP; Universidade Estadual do Ceará (Uece), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE), Universidade Federal do Piauí (UFPI); Tenda do Conto, de Natal (RN), Projeto Cirandas da Vida e Espaço Ekobé, de Fortaleza (CE).