Projeto Criarte do Hospital ITACI do Instituto da Criança do HCFMUSP

14 votos

O Grupo de Trabalho de Humanização do Instituto da Criança da Rede Humaniza FMUSPHC desenvolve e apoia projetos voltados a pacientes e colaboradores com o objetivo de valorizar e promover a Cultura da Humanização em suas práticas de gestão e atenção à saúde.

 

Fonte: facebook.com/proj.criarte

Tendo em vista o constante aprimoramento da qualidade das relações entre as pessoas e o cuidado em ambiente hospitalar, no Hospital Itaci, unidade de atendimento oncológico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realiza-se o Projeto Criarte.

O Projeto Criarte desenvolve atividades recreativas de arte e artesanato com crianças e adolescentes pacientes do ICr, além de seus familiares e acompanhantes. A proposta é promover o bem estar e conforto daqueles que aguardam a realização dos exames clínicos ou laboratoriais, permitindo a expressão lúdica, a brincadeira e a possibilidade de deslocar o foco da atenção à doença para o processo do cuidar de pessoas adoecidas.

O Criarte é desenvolvido por um grupo de voluntários criteriosamente selecionados e treinados. A equipe é bastante heterogênea no que se refere à faixa etária, dando oportunidade inclusive para adolescentes que queiram desde cedo atuar como cidadãos engajados em um trabalho voluntário bastante importante para a comunidade.

As atividades e intervenções do Projeto Criarte acontecem no Hospital ITACI do Instituto da Criança na Recepção do Ambulatório e Hospital-dia do serviço de onco-hematologia, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas, em períodos de 3 horas cada, com a presença aproximada de 3 a 5 voluntários.

Para maiores informações, entrar em contato através dos canais:
Telefone: (11) 98406-0288
Email: [email protected]
Facebook: facebook.com/proj.criarte

Izabel Rios e Pedro Resende
Rede Humaniza FMUSPHC