HUMANIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA NA FUNASA-PI

9 votos

A Fundação Nacional de Saúde do Piauí – FUNASA, realizou nos dias 8 e 9 de julho a Oficina de Humanização da Gestão Pública. O objetivo foi sensibilizar os gestores da Coordenaria Regional e da CASAI (Casa do Índio) para o efetivo exercício da Política Nacional de Humanização no SUS, no sentido do aperfeiçoamento da qualidade da atenção dispensada aos profissionais e usuários, bem como promover mudanças das práticas nos processos de trabalho.

 

Este processo de construção da programação até sua realização contou com a participação ampla do Comitê Estadual de Humanização, Professores das Universidades, Consultora do Ministério da Saúde, Apoiadores Institucionais, Trabalhadores da FUNASA e outros parceiros.

 

O encontro envolveu a presença dos gestores da FUNASA que refletiram sobre o conceito de humanização, a Política Nacional e Estadual de Humanização, os dispositivos de saúde do trabalhador, ambiência, acolhimento e gestão participativa. Com base nos referenciais da  PNH, os participantes discutiram pontos de vista e refletiram sobre o seu trabalho. Foram estabelecidas as bases para a definição de objetivos e metas a serem trabalhados visando fortalecer a gestão pública participativa, que valoriza os trabalhadores e se compromete com a satisfação e necessidades dos usuários.

 

O desenvolvimento deste trabalho será dado prosseguimento com a discussão do planejamento estratégico da FUNASA, assumindo a humanização uma posição de diretriz institucional, assim como o incremento das ações necessárias e desenvolvimento dos dispositivos da PNH conforme a realidade da instituição.