MANAUS E A EDUCAÇÃO POPULAR – BROTANDO POR DENTRO E POR FORA

16 votos

Vivi, em 2010, um encontro especial em Fortaleza. Embalada por poesia, música e alegria me encantei com outro jeito de viver e fazer saúde. Reconheci naqueles sujeitos, protagonistas daquele coletivo, vozes que ecoaram dentro de mim, que mexiam com meus sentimentos mais delicados e me fizeram sonhar… Sempre fui um ser sonhador, quando menina escrevia, desenhava e me expressava dentro da grande timidez que me acompanhou durante toda a infância. Cresci gostando de "gente", da comunicação, da troca, acreditando na construção de um mundo melhor e mais justo. Meu idealismo muitas vezes não é compreendido e a inquietação enorme que tenho dentro de mim em fazer acontecer, muitas vezes também não. Mas sou assim, persistente, dizem uns; obstinada, dizem outros.

Enamorada desde o encontro de Fortaleza, toda minha atenção e busca foi a compreensão do que era aquela Educação Popular, ressignificando  e transformando meu entendimento e conceitos sobre a saúde individual e coletiva. Nesta busca, mergulhei em textos, em contextos, em eventos, procurei me aproximar de pessoas, militantes deste movimento e fui sonhando… como queria poder dividir com os meus colegas da saúde de Manaus esta experiência transformadora que é a Educação Popular em Saúde! Como queria que vivenciassem a dimensão que a arte e a cultura tem nos processos de produção de vida, como queria que mergulhassem nestas águas de emoções libertadoras!!
E, trabalhando, dialogando, escutando, partilhando, articulando, construimos o projeto do Curso de Qualificação em Educação Popular em Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. E quanto mais se aproximava o dia 14 de agosto mais meu coração pulava de alegria e de expectativas.
Não acreditava que estariam conosco aqueles companheiros que me fizeram sonhar em Fortaleza e outros seres de luz, transbordando de afeto, que só pude conhecer e reconhecer quando do primeiro abraço. Vera Dantas, Ray Lima, Edvan Florêncio, Rocineide, Simone Leite, José Ivo, como agradecer pelos momentos que vivemos com vocês por aqui?? Jacqueline e Lourdinha, quanto amor dentro daquela mala da Tenda do Conto, quantas histórias e que imensidão de emoções vocês promoveram neste pedacinho do Amazonas!!

Me peguei, em vários momentos, com o coração pulando, com os olhos brilhando ao vislumbrar a potência dos colegas, suas expressões de alegria, sentindo energias de paz e de bençãos divinas naquele lugar!!
 

Obrigada a todos os que dividiram comigo este momento inesquecível. Hoje, nos embrenhamos nesta rede na certeza de que "tecer a vida é, a cada dia, celebrar o ato criador, sentir-se brotando por dentro e por fora…" Eu já havia brotado por dentro e hoje, me vejo brotando por fora.

Beijo no coração de todos!!!
Denise Amorim