Gonzaguinha com humanização

11 votos

Jornal O Estado Fortaleza-Ceará dia 13-07-2012 na página 02: 
Gonzaguinha com humanização

Trata-se de um hospital público municipal, com 25 anos, dos tempos do ex-governador Gonzaga Mota. No ano de 1988, com a municipalização por parte da Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Hospital Gonzaguinha, transformou-se em um diferencial quanto a humanização do atendimento, referente a assistência ao parto. Com a Lei 11.108/2005, contempla em relação a mulher em trabalho de parto, com direito a acompanhante à sua escolha.
O Gonzaguinha da Messejana é o único hospital do Ceará que cumpre a referida lei, que sugere que o acompanhamento seja feito pelo companheiro da parturiente, ou seja, o pai da criança que está para nascer, famoso acompanhamento familiar, que traz à tona o vínculo familiar, o pai fica mais presente a partir do nascimento, o que pode trazer benefícios na educação do filho. A campanha tem como lema: “Pai não é visita, pai é personagem do parto”.
Culturalmente, nós fortalezenses, cearenses, nordestinos e brasileiros não valorizamos o serviço público e, principalmente, na área da saúde, onde denigrimos a postura, o perfil, a conduta do profissional da área da saúde. Entendemos que sempre há exceção à regra, quem faz o profissional não é a comunidade, não é a instituição e sim o próprio.
Nesse sentido, sou conhecedor, que existem sim, profissionais na área da saúde competentes. Evidencio o doutor Antônio Eusébio Teixeira Rocha, diretor geral da referida instituição.
Especialista maior na área da administração hospitalar e na ortopedia, tratando-se de uma tremenda figura humana, um médico de mão cheia, humilde, simples, consensual, honesto, trabalhador e portador de demais outras qualidades.
Dessa forma, faço tal evidência no sentido de abrir os olhos para a população, e dizer que o serviço público, tem qualidade, com raras exceções, e que este mesmo serviço público, em evidência na saúde, necessita, com urgência, da participação em parceria com a população, para juntos, e irmanados, e com espírito público, coletivo, em prol de uma melhor qualidade de vida para todos que estão inseridos no contexto.
Parabéns, doutor Antônio Eusébio Teixeira Rocha, pela bravura, pelo espírito público, por onde passas, por onde administras, felicidades. Avante, avante, Gonzaguinha da Messejana, exemplo a seguir.

Fonte: O Estado
Link: https://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=13&noticiaID=71738