PROMOVENDO O CUIDADO DO PRÉ-NATAL AO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

16 votos

APRESENTAÇÃO: Compreendendo o conceito amplo do que é verdadeiramente a SAÚDE e de como juntos podemos promovê-la, o grupo de doutorandas Amanda Ginani, Beatriz Noele e Lorena Monte, do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a preceptoria do médico Francisco Américo Micussi, da enfermeira Flávia Rachel Nogueira Cunha e tutoria da professora Vilani Nunes, desenvolveu uma ação humanescente em Macaíba/RN, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Campo da Mangueira, com as gestantes, puérperas e crianças.

INTRODUÇÃO: Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e infantil. No Brasil, está havendo um crescimento no número de consultas de pré-natal por mulher que realiza parto no SUS,  com um aumento  de 1,2 consulta em 1995 para 5,1 consultas em 2003. Apesar da melhoria evidenciada, a ampliação na cobertura pré-natal ainda não se faz homogênea em todo o país e a análise de dados disponíveis demonstra falhas principalmente na qualidade dessa atenção. Sabe-se que, além de uma atenção qualificada, as orientações e informações oferecidas às gestantes são essenciais para uma melhor evolução da gravidez, assim como para uma melhor saúde do seu filho, especialmente quando se refere a instruções sobre aleitamento materno (AM). A amamentação, isoladamente, é capaz de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis em todo mundo, possuindo repercussão direta na redução de doenças crônicas e ainda diminuindo o risco da mulher que amamenta desenvolver câncer de mama e de ovário e de ter Diabetes Mellitus tipo II. No Brasil, a prática do aleitamento materno ainda está muito aquém da recomendada pelo Ministério da Saúde.  No mês de agosto de 2012, vivenciamos a Semana Mundial do Aleitamento Materno, e com ela, surgiu a ideia de investirmos na temática do aleitamento materno, porém percebemos que o ponto de partida não era o nascimento da criança, mas sim o pré–natal. Então, diante dessa problemática, este projeto de intervenção tem como objetivo geral ampliar e melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal, incentivando o aleitamento materno, através da criação do grupo “Pastoras da Amamentação” na UBS Campo da Mangueira e da elaboração do “Cartão da amamentação”, para melhor controle do aleitamento/alimentação do lactente. O objetivo específico é atingir uma cobertura pré-natal de 100% e aumentar em 60% a adesão ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida na UBS de Campo da Mangueira, Macaíba/RN.

METODOLOGIA: A intervenção começou desde a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com a confecção do mural das “Mães Modelo” da UBS, repleto de fotos de mães da comunidade amamentando seus filhos.

Além do mural, houve a realização de rodas de conversas para discussão do tema do aleitamento, desvendando os mitos e tabus, ouvindo depoimentos de experiências pessoais, além da realização de dinâmicas interativas e atividades em grupo.

Um interessante momento cultural também foi realizado pelas doutorandas, com a apresentação da paródia “Vida de Amamentete”.

                        

 

Vida de Amamentete

Todo dia acordo cedo
E o menino vem pro peito
Quando volto do serviço, mais leite quero dar

Não tenho tempo para isso
Passo o dia no serviço
Compro mesmo o mingau
Vou ver no que vai dar

Quero logo saber o que eu devo dar
Já já meu filho vai chegar
Me digam logo se é melhor amamentar
Porque se for, vai só mamar

Leite materno é bom
Também pra digestão
E previne até infecção
Obesidade, diabetes, alergia e pressão alta
Mamando, seu bebê não vai ter nada

Quero logo saber o que eu devo dar
Já já meu filho vai chegar
Me digam logo se é melhor amamentar
Porque se for, vai só mamar

Ai se eu soubesse e ainda pudesse
Ter dado de mamar e essas doenças evitar
Agora eu aprendi, e me arrependi
E com certeza o meu outro filho vai mamar

Com o sucesso da semana, decidimos continuar fortalecendo o tema e, então, criamos um grupo de mulheres, identificadas principalmente durante essa semana e escolhidas pela equipe da UBS, que possuem um perfil de liderança e facilidade de comunicação, além de terem vivido fortes experiências com a amamentação. O grupo foi nomeado como “Pastoras da Amamentação”, e estará participando do pré-natal, reunindo-se com as gestantes nos dias das consultas na UBS, enquanto elas aguardam para serem atendidas. Para que pudessem auxiliar no caso do surgimento de alguma dúvida mais técnica sobre o tema, fizemos uma capacitação com o esclarecimento de alguns pontos importantes. O método que utilizamos foi um questionário de múltipla escolha com 20 questões, que aplicamos após fazermos o convite (pré-teste). Após isso, explicamos (juntamente com a equipe) os assuntos abordados nas questões, que englobavam conceitos importantes sobre aleitamento, e em seguida, aplicamos o questionário pós-teste, para avaliarmos se foi proveitosa a explanação realizada. As mães melhoraram o índice de acerto em aproximadamente 20%, sendo notável a melhoria no conhecimento técnico dessas mães sobre o AM.

 

Dando continuidade ao nosso caminho em busca de um adequado pré-natal e preparação das mulheres para amamentar, modificamos as consultas de pré-natal e crescimento e desenvolvimento (CD), que passaram a ser marcadas no mesmo turno em dois dias da semana, ao invés de ser cada uma separadamente em um dia da semana. Assim, aumentará o vínculo do pré-natal com o CD, fazendo com que as usuárias conversem, trocando idéias e dicas, principalmente as mães passando experiências que elas estão vivenciando naquele momento com seus bebês para as gestantes. Por fim, criamos o “Cartão da Amamentação”, o qual foi elaborado para ser anexado na última página da Caderneta da Criança, com espaços para ser registrado qual o tipo de alimentação o bebê está recebendo: Aleitamento Materno Exclusivo, Aleitamento Materno Predominante, Aleitamento Materno Complementado, Aleitamento Materno Misto e Alimentação Artificial, de maneira semelhante como se faz o registro das vacinas, para que as mães enxerguem a amamentação com a mesma importância e seriedade que a vacinação, tendo em vista que seus benefícios são inúmeros para a saúde da criança e da própria mãe. Para cada tipo de alimentação foi feito um carimbo, para marcar os respectivos espaços destinados. Além disso, o cartão tem um espaço para anotar os dias do agendamento das consultas do CD para melhor controle das mães e dos profissionais de saúde.

               

CONCLUSÃO: Após essas ações realizadas na UBS Campo da Mangueira, nossa expectativa é que o pré-natal esteja cada vez mais vinculado ao aleitamento materno, e que assim, as gestantes e puérperas, com apoio de seus familiares, amamentem exclusivamente seus filhos até os 6 meses e mantenham o leite materno até os 2 anos de vida. Acreditamos que hoje estamos plantando as sementes, e no futuro, sem dúvida, estaremos colhendo os frutos, com um acompanhamento de 100% das gestantes no pré-natal e uma maior adesão à prática do aleitamento materno, o que reduzirá as taxas de mortalidade infantil e promoverá um crescimento e desenvolvimento mais saudável das nossas crianças.

PRODUÇÃO: