Grupo ACORDAVOCAL – Coral da Faculdade de Medicina da USP

11 votos

O Grupo ACORDAVOCAL – Coral da Faculdade de Medicina USP é formado, em sua maioria, por estudantes e profissionais da área de saúde, ligados à Universidade de São Paulo. Foi formado em 1993, pelo Centro Acadêmico “Oswaldo Cruz” da FMUSP, mas está desde 2005 vinculado à Comissão de Cultura de Extensão Universitária Coral da FMUSP.

Nestes 19 anos de existência o ACORDAVOCAL tem contabilizado em seu currículo inúmeros concertos dentro e fora da Universidade, desenvolvendo repertórios temáticos de música popular brasileira e trabalhos de música erudita, com peças do repertório tradicional para coro, solistas e orquestra, visando um maior aprimoramento técnico-musical de seus integrantes.

Além da preocupação musical e artística, o projeto contribui sobremaneira para formação humanística de seus participantes, ajudando a reduzir o estresse do dia a dia dos profissionais que atuam na área da saúde e atuando como ferramenta de inclusão, à medida que pode levar alento aos pacientes internados nos hospitais do complexo HC, que se encontram em situações onde conforto e carinho, tornam-se fundamentais para a sua recuperação.

Os benefícios da atividade são muitos e podem ser observados a cada ensaio. Como é um trabalho em equipe, todos os membros são fundamentais – cada um tem parcela importante no resultado final e, se por algum motivo, uma das pessoas não está, o grupo se encarrega suprir a falta daquele membro para manter a qualidade do trabalho.
Mexemos com o corpo e com a respiração a cada ensaio (é a base do canto) e isto faz com que nos preocupemos mais com a nossa postura, equilíbrio, hidratação e qualidade de vida.
As montagens de espetáculos são coletivas e todos participam desde a escolha dos temas até a concepção final, seja dando sugestões, confeccionando adereços, ajudando na divulgação etc., o que torna cada espetáculo um trabalho de todos, impossível de ser realizado se não for em equipe.

Como cantar mexe diretamente com as emoções – de quem canta e de quem ouve -e naturalmente se estabelece um elo entre o público e o grupo, o resultado é uma troca de energia e emoções altamente benéfica para os dois lados.

Desde a sua formação, o ACORDAVOCAL é dirigido pela maestrina Déborah Rossi e conta hoje com a preparação vocal de Narayani Coelho. O ACORDAVOCAL ensaia regularmente às segundas e sextas feiras, na Faculdade de Medicina da USP, das 18h30 às 21h. É destinado a toda a comunidade HC/FMUSP, mas aceita, em menor proporção, pessoas de fora da comunidade. Os interessados passam por um teste a fim de determinar a sua classificação vocal e aferir a sua capacidade de acompanhar os ensaios do grupo.

Já está programada a criação da Oficina Vocal, que dará oportunidade a qualquer interessado (sem a exigência de testes) de participar da experiência de cantar em conjunto e, quem sabe, vir a integrar o ACORDAVOCAL no futuro.

 

Maiores informações pelos telefones: (11)3061-7454 / 3061-7185, pelo e-mail: [email protected] ou pelo site www.acordavocal.com