Promoção a Saúde com Arte – Teatro de Agentes Comunitários de Saúde – promoção da saúde como personagem principal

15 votos

Olá pessoal!

Sou acadêmica do curso de psicologia, cursando o 7º Semestre, foi proposto pelo prof Douglas Casarotto, na Disciplina Psicologia da Saúde, uma leitura e posterior postagem de um dos artigos sobre “promoção da saúde”, contido nos Anais do I Seminário da Política Nacional de promoção à saúde, entre os temas abordados eu escolhi o artigo que se intitula Promoção à Saúde com Arte: Teatro de Agentes Comunitários de Saúde (TACS), promoção da saúde como personagem principal, por Francisco das Chagas.

O texto relata o trabalho realizado na cidade de Parnaiba – PI, em parceria com a prefeitura e secretarias estadual e municipal de saúde, onde desenvolvem um projeto de educação em saúde, usando o lúdico através das artes.

Foram treinados agentes comunitários de saúde, o objetivo é repassar as famílias e comunidade informações de educação e saúde, visto que isto é muito difícil de uma maneira mais tradicional, como por exemplo, através de palestras das quais a maioria não desperta o interesse da comunidade.

O projeto se preocupa em atender todas as demandas da população, esclarecendo os temas que são escolhidos por eles. Os temas vão sendo esclarecidos de acordo com as suas necessidades e urgências. Primeiramente aqueles que são essenciais para a promoção da saúde.

Através do teatro eles abordam temas e assuntos pertinentes a promoção da saúde, como prevenção de doenças, esclarecimentos de alguns mitos, tabus e preconceitos pelo viés do riso. Isto possibilita uma maior integração dos profissionais da saúde e a comunidade. Através da dramatização existe a troca, a interação e participação espontânea da comunidade, onde o conhecimento é amplo e esclarecedor sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), Dengue, vacinação, alcoolismo, tabagismo, aleitamento materno, pré-natal. É promovida a conscientização através das atitudes. O grupo utiliza as historias conhecidas, como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, historias do folclore e da cultura local, como a Festa do Boi Estrela.

Com as crianças foi desenvolvido um trabalho educativo, com a utilização de musicas infantis, onde são trabalhados temas como combate a doenças, alimentação saudável, educação no transito, preservação da natureza e noções de higiene.

O objetivo do projeto é transmitir noções de cuidados com a saúde através de atitudes muito simples como a escovação, banho, cuidado com os cabelos, combate aos piolhos, tornando hábitos comuns ao seu dia a dia, que muitas vezes não são repassados pelas famílias, mas que são essenciais para a qualidade de vida.

A partir desta leitura e de outras que tivemos na Disciplina Psicologia da Saúde, percebo que é muito importante enfatizar este trabalho, pois alem de todos os esclarecimentos que ele propõe através do lúdico a autonomia para que o sujeito possa aceitar ou não as mudanças em sua vida, desmistificar algo que ele acreditava, aprender algo novo e entender o verdadeiro conceito de saúde.

A saúde publica precisa deste viés do riso para que a arte e a musica sejam veículos de comunicação entre os profissionais da saúde e a comunidade. Todos nós somos provedores de alternativas para melhorar o que esta sendo bom e criar algo que seja primordial para a promoção de saúde.

Este projeto deve, com certeza, servir de modelo para outros profissionais e gestores com o propósito de promover saúde.

A cidade de Parnaiba esta de parabéns, como já dizia o dito popular “É melhor prevenir do que remediar” ou deveria ser “ É melhor preveRIR do que remediar”

Referencias

MATOS, R. A. Desafios das Políticas de Promoção da Saúde Locais. IN: I Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. Anais. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

CAMPOS G. W. S. Clínica e Saúde Coletiva compartilhadas: teoria Paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde. In: Minayo C,et al., organizadores. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; 2006.