Promovendo Saúde e a Cultura da paz nos Municipios

12 votos

Promovendo saúde e a Cultura da Paz nos Municípios.
Este texto tem como objetivo problematizar um dos artigos apresentado no I Seminário Sobre a política Nacional de Promoção a saúde, atividade proposta como critério parcial de avaliação na disciplina de Psicologia da Saúde do 7° Semestre do curso de Psicologia da FISMA Santa Maria RS. Neste sentido o trabalho escolhido foi a Oficina realizada sobre a coordenação de Marta Maria Alves da Silva, Promovendo Saúde e a Cultura da Paz nos Municípios.
Uma excelente ferramenta de trabalho realizado a fim de mobilizar gestores, educadores e profissionais, teve como objetivo favorecer através uma metodologia problematizadora e psicodramática, para gestores, trabalhadores de saúde e demais profissionais  na esfera estaduais e municipais. Atividades, afim de que Trabalhe na área de prevenção de violência na perspectiva de promoção da saúde e da Cultura da Paz, e elaborem planos de ações institucional de prevenção de violência e acidentes e a promoção da cultura da paz.
“Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores e atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
• No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
• No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;
• No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
• Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras;
• No respeito e promoção do direito ao desenvolvimento;
• No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
• No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
• Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedadee entre as nações; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”
(Fonte: ONU, 2004).

A violência tem reflexo direto na saúde pública, a cultura da agressão, da brutalidade e do desrespeito é observada diariamente em toda a sociedade, podendo ser contabilizada e observada diariamente através dos números de homicídios e problemas no trânsito.
No Brasil, os acidentes e violência se configuram como um problema de saúde de grande Magnitude e tem provocado forte impacto em toda população.
Neste sentido pode-se perceber a importância deste tipo de atividade de oficina realizado com gestores e profissionais de saúde afim de sensibilizar e inverter essa lógica perversa, pois faz-se necessário a compreensão e a mobilização dos responsáveis, afim de elaborar uma co-produção de serviços de saúde e o desenvolvimento  de atividades afim de identificar e conhecer as varias formas de violência e com isso incorporar esses dois temas como problema de saúde pública, a  participação com os setores e a sociedade na construção de cidadania e a qualidade de vida da população.

REFERÊNCIAS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anais do I Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. 4 a 6 de dez/2006.  Brasília, DF, 2009.
ALVES DA SILVA, Marta Maria et al . Agenda de Prioridades da Vigilância e Prevenção de Acidentes e Violências aprovada no I Seminário Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde,  Brasília,  v. 16,  n. 1, mar.  2007 .   Disponível em <https://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742007000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  19  set.  2012.  https://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000100006.